Pesquisa - 08 dez 2022

Pesquisa realizada durante o PIBIC Master é publicada em formato de livro

Obra aborda sobre o Poder Judiciário Digital sob a perspectiva da accountability e inteligência artificial

estudante, do PIBIC Master, Lucas Troyan está em pé segurando o livro intitulado "O Poder Judiciário Digital: accountability na implementação de inteligência artificial à atividade jurisdicional"

A PUCPR tem entre seus pilares a pesquisa e a inovação. Por meio dos programas de pesquisa, ela incentiva estudantes para aplicarem seus conhecimentos na produção de conhecimento científico que gere soluções para as diferentes necessidades da sociedade.

O estudante Lucas Troyan Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Direito (2019-2021), publicou sua pesquisa científica produzida durante o PIBIC Master. Em formato de livro, o conteúdo foi lançado pela Editora Thoth, e intitulado “O Poder Judiciário Digital: accountability na implementação de inteligência artificial à atividade jurisdicional.”

A obra teve a colaboração de docentes do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR, de modo que o Prefácio foi confeccionado pela Profa. Dra. Claudia Barbosa, orientadora da pesquisa durante o programa, e a Apresentação pela Profa. Dra. Cinthia Obladen de Almendra Freitas, coordenadora do PPGD.

Os temas foram escolhidos por causa da sua relevância na sociedade, sendo o atual protagonismo do Poder Judiciário e a (irresistível) ascensão das novas tecnologias, inclusive na atividade jurisdicional, a ponto de caracterizar a transição ao Poder Judiciário Digital.

Dessa forma, a obra une duas temáticas extremamente atuais, sendo a indispensável accountability do Poder Judiciário, dado seu protagonismo, e a crescente influência das novas tecnologias no Direito. Para além dessa temática, a pesquisa discorre também sobre a funcionalidade dos diversos métodos de inteligência artificial, explorando sua aplicabilidade no Direito.

Na Apresentação do livro, a Profa. Dra. Cinthia Freitas destaca que “O trabalho de Lucas mergulhou no estudo da Inteligência Artificial, seus métodos e técnicas, para explorar o potencial do Poder Judiciário em utilizar tais elementos, para desvendar os meandros da Mineração de Textos (Text Mining). […] Pontos relevantes foram tratados no trabalho, tais como, a inteligibilidade das decisões automatizadas, a problemática de ruído nas bases de dados de treinamento dos algoritmos baseados em técnicas de Inteligência Artificial, mais especificamente, na Aprendizagem de Máquina (Machine Learning) e o enviesamento na implementação de algoritmos. Tais pontos são polêmicos e controversos entre pesquisadores advindos das áreas da Ciência da Computação e do Direito.”

Lucas Troyan, estudante do PIBIC Master, autografa seu livro fruto da pesquisa realizada no PPGDPara o estudante, “ao iniciar uma graduação, em regra, dois são os caminhos possíveis: o mais tradicional, no qual a formação ocorre exclusivamente com as atividades curriculares em paralelo com estágios profissionais, e um outro mais inovador e extraordinário, no qual toda essa formação acadêmica e profissional é complementada pela pesquisa científica”, explica.

“Este caminho que denomino de extraordinário está repleto de oportunidades nacionais e internacionais para potencializar e incrementar a formação acadêmica por meio de pesquisas cientificas, o que, obviamente, também implicará em reflexos na futura atuação profissional. Ele é uma das opções possíveis e que certamente promoverá experiências incríveis, assim como me proporcionou e transformou a minha trajetória acadêmica e profissional”, complementa.

Lucas conta que o ingresso no PIBIC Master garantiu uma imersão no universo acadêmico e científico, desde as aulas na pós-graduação à eventos internacionais, resultando em uma formação de excelência.

Além disso, o ingresso “prematuro” no mestrado possibilitou a interação com outros discentes de diferentes níveis e etapas profissionais, clareando possíveis áreas e formas de atuação ao compartilhar experiências de aprendizado.

“No meu caso, na área do Direito, pude partilhar de experiências com profissionais que seguiram caminhos completamente distintos, como a advocacia, a magistratura e a promotoria, o que contribuiu sobremaneira para o meu planejamento de carreira”, conta.

“Eu não me sentia preparado o suficiente para me candidatar ao PIBIC Master (e quem dirá iniciar o mestrado), mas se expor a situações inusitadas e desafiadoras geram resultados imprevisíveis”, finaliza.

Nessa semana, Lucas foi aceito no Programa de Doutorado da UFPR.

Se você também já conhece o extraordinário caminho da pesquisa científica, fique atento(a). A previsão é que na 2ª quinzena de dezembro seja lançado o novo edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), na modalidade Master.

Ele tem como objetivo atrair e motivar estudantes que tenham aptidão para a pesquisa, de modo a inseri-los no ambiente da Pós-Graduação Stricto Sensu, para que realizem o mestrado simultaneamente ao curso de graduação. O (A) bolsista deverá defender sua dissertação em até 6 meses após o término da graduação.

Saiba mais sobre o PIBIC Master.

Caso ainda não tenha começado na área da pesquisa, a iniciação científica é a ideal para você. Saiba mais aqui.

Conheça o Explica Essa: podcast sobre pesquisa científica