Pacto Educativo Global - 21 jun 2023

Instituições de Ensino Superior de Curitiba debatem o Pacto Educativo Global

Papel das universidades frente aos desafios contemporâneos foi um dos temas abordados

Pacto Educativo Global na PUCPR

Inspiradas pelo convite do Papa Francisco por um Pacto Educativo Global, diversas instituições de ensino superior de Curitiba iniciaram a construção de um pacto local pela educação num encontro que aconteceu no dia 20 de junho, na PUCPR. O evento teve por objetivo apresentar o Pacto Educativo Global e os seus efeitos nas universidades.

Desde Roma, o representante do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, Pe. Ezio Lorenzo Bono, explicou a proposta do Papa Francisco e os sete compromissos relacionados:

– colocar a pessoa no centro;

– ouvir as gerações mais novas;

– promover a mulher;

– responsabilizar a família;

– se abrir à acolhida;

– renovar a economia e a política;

– cuidar da casa comum.

Pacto Educativo Global participação do VaticanoResgatando os ideais de universidade de John Henry Newman (1801-1890), o presbítero e educador também discorreu sobre o papel das universidades frente aos desafios contemporâneos.

Na sequência, os participantes tiveram a oportunidade de debater a temática e partilhar experiências vivenciadas em suas instituições, o que culminou na proposta de um fórum para promover a cooperação das IES em torno de três assuntos emergentes que se conectam com os objetivos do Pacto Educativo Global: extensão universitária, saúde emocional e escuta.

Além do reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, anfitrião do evento, participaram do encontro gestores e gestoras da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Faculdade Estácio, Faculdade INESUL, Faculdade Internacional ESIC, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP), Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), Faculdade Vicentina, FAE Centro Universitário, Gran Centro Universitário, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), UniCesumar, UniOpet, UNISENAI, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UP).