Câmpus - 16 jan 2024

Inscrições para o Clubes de Ciência Brasil estão abertas até 26/01

Projeto gratuito conta com pesquisadores da Universidade de Stanford

clubes de ciencia

O Clubes de Ciência Brasil (CdeC Br), organização que busca fomentar o interesse científico em jovens por meio de oficinas e mentorias realizadas por pesquisadores renomados de instituições de ensino, está com as inscrições abertas até o dia 26/01/24 para a próxima edição.

Com mais de 330 vagas distribuídas em 15 clubes e três sedes, o processo seletivo é gratuito e realizado virtualmente. A seleção inclui questões sobre interesse, histórico e aspirações dos candidatos.

O evento é para alunos do ensino médio e dos primeiros semestres da graduação, com até 24 anos. Por ser um processo que prioriza a diversidade, ele tem reservas para alunos de escolas públicas e bonificações para estudantes trans, pretos, pardos, indígenas, de baixa renda e com deficiência.

Além dos clubes, haverá atividades diversas sobre temas científicos, como mentorias de carreira, oficinas interativas, palestras, rodas de conversas.

Ao longo dos 5 dias, além de aulas sobre os temas, os alunos desenvolverão um projeto em grupo. No último dia, haverá uma feira de ideias e os melhores projetos serão premiados.

Como Funciona o Programa?

O programa é composto por oficinas científicas de cinco dias, realizadas durante as férias de janeiro. Na PUCPR, as atividades serão de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024. Os participantes escolhem entre cinco clubes temáticos:

1. MatLab Club Brazil: Explorando as possibilidades, aplicações científicas e práticas com MatLab e Simulink;
  2. A Internet de Tudo: Conectando a sua caixa d´água;
  3. RôboMaze: Desvendando Labirintos Coloridos com LEGO;
  4. Nosso Mundo em Torno do Sol: Construindo um Relógio Solar;
  5. DIY Science: Building your own Scientific Instruments.

Além de Curitiba, as atividades serão realizadas em Belo Horizonte, na UFMG, e em Recife, na UFPE, contando com oficinas de imunologia, medicina regenerativa, nanotecnologia, sustentabilidade, vacinologia, entre outros.

Faça sua inscrição aqui

Liderança e Supervisão

Sob a liderança de estudantes, majoritariamente ex-alunos, o Clubes de Ciência Brasil destaca-se por seu impacto significativo na formação de novos líderes no campo científico.

Entre eles está Victória Vilela Nogaroto, estudante de Engenharia Mecatrônica na PUCPR, e Diretora Regional do Clubes de Ciência Brasil no Paraná. Sua jornada científica começou através dos Clubes. Desde então, Victória já participou de Feiras Científicas, conquistou o título mundial de robótica na FIRST LEGO League e atuou como monitora no Science Clubs International.

Atualmente, ela está desenvolvendo uma pesquisa sobre os “Princípios da Aprendizagem Ativa e o Aprendizado por Meio de Projetos”. “A minha primeira participação no CdeC foi em 2020. Atuando como monitora no Clube de Astrobiologia tive a oportunidade de trocar conhecimento com estudantes engajados em aprender, contribuir para o desenvolvimento de algo tão grandioso, além de conhecer diversos cientistas brasileiros que muitas vezes não são divulgados no nosso país. Sem dúvidas, uma experiência enriquecedora.”

clube de ciências BrasilAlém disso, este projeto inovador na PUCPR é supervisionado e orientado pela professora Margarete Winkler e por Rogerio Toniolo. A professora Margarete tem experiência em Física, com foco em Física Geral. Ela trabalha principalmente com habilidades básicas, ensino de física e programas de aprendizagem.

Já Rogerio Toniolo tem experiência no ensino superior e na pesquisa, com ênfase em Superfícies e Interfaces; Películas e Filamentos. Seu principal tema de atuação é Dispositivos Eletrônicos Orgânicos. Ambos são do departamento de física da universidade.

Outra liderança do Clube é o presidente da organização, Pedro Antunes Pousa, de 22 anos, atualmente cursando o quinto ano de Medicina na UFMG. Sua trajetória com o Clubes de Ciência começou em 2017, quando participou da oficina de Células Tronco & Edição Genômica na primeira edição do CdeC Brasil. Desde então, sua jornada acadêmica o levou a prestigiados estágios internacionais, incluindo o Instituto de Células Tronco da Universidade de Harvard e a Universidade de Oxford, contando com o suporte dos mentores do Clubes de Ciência.

“Se hoje sou cientista, devo grande parte disso ao CdeC Brasil. Vivemos em um cenário onde não temos referências de cientistas para jovens e, quando fui aluno do Clubes pela primeira vez em 2017. De fato, eu não tinha noção do que é ser cientista. Hoje, como coordenador do Clubes, minha maior aspiração é inspirar outros alunos que tenham medos e preocupações semelhantes aos meus, mas também que compartilhem a mesma paixão e amor pela ciência.”

História e Impacto

participantes do clube de ciências conversandoFundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT, o Clubes de Ciência se expandiu para nove países, incluindo o Brasil em 2017. Com mais de 15 mil estudantes beneficiados globalmente, o CdeC Brasil se prepara para sua sexta edição, contando com apoio de instituições como a Universidade de Stanford e a colaboração do Prêmio Nobel de Física Frank Wilczec.

Clubes de Ciência Brasil

Prazo final de inscrição: 26/01

Público: alunos do ensino médio e dos primeiros semestres da graduação, com até 24 anos. Tem reservas para alunos de escolas públicas e bonificações para estudantes trans, pretos, pardos, indígenas, de baixa renda e com deficiência.

Inscrição e mais informações: www.clubesdecienciabrasil.com.br

Dúvidas: [email protected]