Câmpus Toledo - 05 fev 2024

Hotmilk promove palestras no Show Rural Digital

Primeiro grande evento do ano antecipa tendências com programação especial e especialistas trazendo soluções para o futuro tecnológico do Agronegócio

show rural 2024 - divulgação

Com o objetivo de impulsionar conhecimento, inovação e tecnologia, a Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUCPR – em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançam no Show Rural Coopavel, em Cascavel, Oeste do Paraná, espaço inédito BRDE Labs, programa de inovação aberta, na Praça de Inovação junto ao Pavilhão Digital do Show Rural. O ambiente tem 100m2 ocupados por estandes de startups convidadas, palco para palestras, mesas de atendimento do BRDE e da Hotmilk, com 18 eventos em cinco dias de feira.

“O ecossistema Hotmilk apoia o BRDE na construção de sua comunidade de inovação no Show Rural, em conjunto com a PUCPR Toledo. Estaremos durante toda a semana como realizadores de eventos prontos para conectar empresas e startups”, diz Marcelo Moura, diretor do Hotmilk. A última edição do Show Rural Digital atraiu empresas como Google, Biopark, Dell, IBM, Huawei, Oracle, entre outras.

A programação reúne produtores, especialistas, investidores e estudantes em palestras, debates sobre o momento atual e o futuro do agronegócio. Atividades especiais trazem oportunidade de aprendizagem tecnológica e promovem novas ideias em ambientes e dinâmicas disruptivas como Like a Farmer – que aproxima produtores e startups; o Bootcamp – treinamento intensivo de comunicação e preparação para o “pitch perfeito” e o Hackathon – maratona de desenvolvimento de soluções.

Dentro da programação acontecem ainda um Fórum de Tecnologia da Informação e experiências com metaverso. Outras instituições com ações e palestras junto ao BRDE Labs são Sebrae, Parque Tecnológico Itaipu/PTI e Iguassu Valley.

O Show Rural Coopavel é o primeiro grande evento do Agro de 2024 e o maior da América Latina. No ano passado, foram pelo menos 384 mil visitantes do Brasil e do exterior nos cinco dias de feira, palestras, workshops e estandes de 600 expositores, gerando R$ 5 bilhões em volume de negócios. É uma programação intensa que atualiza todas as frentes de negócios do setor, produção, insumos, economia, tecnologia e inovação.

Confira a agenda do Hotmilk no Show Rural Digital 2024

Segunda, dia 05/02 

10h – 11h: Colhendo Inovação: Como pesquisar e entender patentes com aplicação no agronegócio

Explore o vasto campo da inovação no agronegócio! Esta palestra aborda a arte de pesquisar e compreender patentes, desvendando como essa valiosa propriedade intelectual impulsiona a transformação no setor, cultivando um terreno fértil para o progresso agrícola.

Palestra: Gustavo Grander, professor da PUCPR Toledo.

 

16h – 17h: Importância da fertilidade do solo em cenários de mudanças climáticas

Explore como a fertilidade do solo pode apoiar e inovar conforme cenários de mudanças climáticas.

Palestra: Alfredo Richart, professor de Agronomia da PUCPR Toledo.

 

Quarta, dia 07/02     

9h – 9h45: Explorando o mapeamento agrícola: Da Terra à Tecnologia

Utilização de tecnologia e dados geoespaciais para otimizar a produção agrícola, empregando drones, satélites e sistemas de informação geográfica na análise e mapeamento de terras, contribuindo para tomada de decisões. Palestra: Aline Regina Limberger Cassel, professora da pós-graduação em Avaliações e Perícias no Agronegócio da PUCPR Toledo.

 

Quinta, dia 08/02

9h – 9h45: Empresas e Capital Verde

Trata-se de uma análise sobre o empreendedorismo verde ao longo da história empresarial a partir de uma perspectiva econômica de futuro, fazendo uma relação das novas tendências do mercado empresarial sobre o tema “desenvolvimento sustentável”, “ESG” e ODS em um cenário de incertezas econômicas.

Palestra: Rodrigo Roger Saldanha, coordenador do curso de Direito da PUCPR Toledo.

 

16h – 17h: Fusões e Aquisições no Setor do Agronegócio – Como estruturar sua operação para futuras negociações

Preparação das empresas do agronegócio para as metamorfoses empresariais como fusões, incorporações, cisões, dentre outras, a partir de uma análise jurídico-empresarial deste “novo mercado”.

Palestra: Henrique Meyer, professor da PUCPR Toledo.

 

Sexta, dia 09/02

10h – 12h: Criatividade como ferramenta para soluções do agronegócio

Nesta oficina a criatividade será utilizada como uma ferramenta para criar soluções de problemas na área do agronegócio.

Palestra: Michelli Caroline Ferronato, professor do curso de Administração da PUCPR Toledo.