Destaque - 25 nov 2022

Estudantes finalizam Projeto Comunitário e deixam sua marca no Marista Escola Social Curitiba

Eles fizeram o desenho de uma árvore, na parede da instituição, marcada pelas mãos deles e das crianças que estão no último ano na escola

O último dia da ação social dos estudantes da PUCPR, inscritos na atividade do Marista Escola Social Curitiba, foi cheio de emoção. Além de um momento de conversa com Josué Artigas, coordenador pedagógico da instituição, sobre a experiência que tiveram com o Projeto Comunitário, eles também receberam uma lembrança feita pelas crianças beneficiárias. Para marcar o encerramento da atividade, os estudantes fizeram o desenho de uma árvore, na parede da instituição, carimbada com as mãos deles e das crianças.

De acordo com Paula Gabriele Tussi, estudante de Odontologia, essa ideia tem o intuito de deixar um registro para a instituição e memorizar as crianças que passaram pela escola. “Como algumas crianças vão sair da escola esse ano, tivemos a ideia de fazer essa árvore, para deixar de alguma maneira elas marcadas na escola, para elas lembrarem que passaram por aqui. Assim, quando elas quiserem visitar à escola, vão ver a mãozinha delas aqui; nós também colocamos nossas mãos para lembrarmos que passamos por aqui e que fizemos parte deste projeto”, destacou.

“Agora essa árvore está com poucas mãos, mas ao longo do tempo, conforme as crianças vão passando e evoluindo de fases aqui na escola, essas mãos vão aumentando, deixando a lembrança e a marca de quem passou por aqui”, informou Matheus Veloso Lopes, estudante de Medicina.

“Fazer o Projeto Comunitário foi uma experiência bastante gratificante, e, com certeza é muito melhor pra nós do que pra eles”, ressaltou.

Já para Josué, a parceria com o Projeto Comunitário da PUCPR fez a diferença para a instituição e para comunidade como um todo. “Foi um semestre muito rico porque nós recebemos muitos estudantes bons, comprometidos e entregues à proposta, que sempre buscavam inovar em algum sentido. Eu fiquei bem contente com o resultado de todo esse processo porque também agregou demais para a escola como um todo, às famílias e, principalmente às crianças”, falou.

Estudantes do Projeto Comunitário recebem presentes das crianças da Marista Escola SocialAo final da atividade, teve ainda um momento de conversa e a entrega de uma lembrança da instituição feita pelas crianças.

“Nós temos como valor aqui na escola, que sempre que temos uma visita, que faz a diferença, nós entregamos um mimo. Nós separamos uma caixinha, com os desenhos feitos pelas crianças, uns chocolatinhos e um cartão com uma foto pra eles guardarem de recordação, pois além da proposta ser muito sensibilizadora, é uma memória que fica para história de vida deles. E acho que é exatamente essa a beleza do Projeto Comunitário: transformar uma sensibilidade de olhar para os vulneráveis da nossa sociedade”, destacou Josué.

Além de profissionais competentes em suas áreas, a PUCPR por meio do Projeto Comunitário e outras iniciativas institucionais, forma Gente Boa. Essa certificação a mais aproxima o estudante da sociedade e suas necessidades,  formando pessoas com uma visão mais humana alinhada aos valores Marista. Leia mais sobre a formação Gente Boa da PUCPR.

Notícia relacionada
Conheça o Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto