Intercâmbio

Intercâmbio - 01 nov 2022

Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto reconhece estudantes e Centros Acadêmicos da PUCPR

Indicados devem apresentar portfólio na segunda fase de seleção

Com o objetivo de reconhecer e incentivar estudantes que contribuem ativamente para o desenvolvimento da Universidade e da sociedade em geral, a PUCPR tem uma nova premiação institucional: é o Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto.

Ele será concedido anualmente a estudantes de graduação e Centros Acadêmicos que se destacarem por ações de notável mérito acadêmico, identitário, cultural, esportivo, comunitário, social e de colaboração entre o corpo discente e a comunidade acadêmica.

Realizada em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a iniciativa leva o nome do Ir. Clemente Ivo Juliatto, Reitor Emérito da PUCPR, que faleceu em maio, poucos meses depois de saber que a iniciativa seria batizada em sua homenagem. Ele foi Reitor da instituição durante 16 anos e quando era Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis foi responsável pela criação do DCE da PUCPR, em 1975.

Você sabe o que é o Diretório Central dos Estudantes (DCE)?

DCE Debate online no dia 21/06 apresenta propostas das chapas ao Diretório Central dos Estudantes (DCE)O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade que representa coletivamente os estudantes da PUCPR nos Câmpus de Curitiba, Londrina e Toledo, integrando os diversos grupos do movimento estudantil.

Entre os momentos marcantes de sua história, está a campanha pela criação de Centros Acadêmicos independentes, que tinham sido proibidos pela Ditadura Militar na Reforma Universitária de 1973.

Formação de lideranças juvenis

A PUCPR promove diversas ações voltadas à formação integral de cidadãos e profissionais que podem fazer a diferença no meio em que vivem. Entre elas está o Projeto Comunitário, em que os estudantes desenvolvem ações de solidariedade socioambiental junto a diferentes organizações e territórios, bem como o programa de voluntariado Envolve.

Participantes do Projeto Comunitário fazem trilha na reservaOs Clubes Universitários também oportunizam grupos de interesse, liderados pelos próprios estudantes, em temas que vão desde empreendedorismo, oratória e neurociências, até escrita criativa, teatro e yoga.

Ir. Clemente, que dá nome ao novo Prêmio, sempre cultivou o diálogo com os estudantes. Sua trajetória foi marcada pela visão que tinha dos jovens como transformadores da sociedade, o que o inspirou a criar diversas ações para que o universitário, ao se formar pela PUCPR, receba além do diploma acadêmico também um diploma de “Gente Boa”.

Fases do Prêmio

O Prêmio de Liderança Universitária Irmão Clemente Ivo Juliatto tem três fases: indicação, avaliação de portfólios e seleção.

As indicações para esta primeira edição foram realizadas pelos Decanatos das Escolas ou Direções dos Câmpus da PUCPR, após consulta aos coordenadores dos cursos. Na categoria de Liderança Estudantil são 45 estudantes indicados e, na categoria de Centro Acadêmico do Ano, 18 entidades.

Agora, os indicados têm até o dia 8 de novembro para enviar um portfólio com a descrição de suas atividades e uma análise do impacto delas. Com base nisso, a Comissão Avaliadora fará a seleção dos premiados, os quais serão divulgados em uma cerimônia oficial, no dia 01 de dezembro.

Confira a relação dos indicados e demais informações no site.