Câmpus Toledo - 06 set 2023

Estudantes do Câmpus Toledo relatam boas experiências durante o Projeto Comunitário

Atividades aconteceram na instituição de Ação Social São Vicente de Paulo

Ação Social São Vicente de Paulo

Durante o primeiro semestre deste ano, os estudantes do Câmpus de Toledo participaram de diversas atividades do Projeto Comunitário. Uma delas aconteceu na instituição parceira Ação Social São Vicente de Paulo, onde atende crianças e adolescentes no contraturno escolar. Após finalizarem a ação social, alguns estudantes relataram um pouco de sua experiência.

Samuel Victor Pereira da Silva, do curso de Administração, fez um projeto para abordar com adolescentes sobre profissões e como se tornar um profissional de sucesso. “Nessa experiência do projeto comunitário, apliquei uma dinâmica sobre encenar profissões, em que os alunos reproduziram o que eles gostariam de fazer ou trabalhar quando crescerem”, explicou.

Projeto Comunitário Toledo“Essa dinâmica tinha o objetivo de incentivar os adolescentes a acreditar em seu potencial e, nos sonhos que eles querem realizar, além de ajudar a desenvolver a habilidade de comunicação e criatividade”, destacou Samuel.

“O Projeto Comunitário me proporcionou segurança em meus trabalhos, em ajudar outras pessoas para que também consigam realizar seus sonhos. Foi uma maneira de conhecer, trocar experiências e contribuir de alguma forma”, completou.

Já o estudante Maikon Douglas de Oliveira, do curso de Agronomia, fez atividades ligadas ao uso racional da terra, alimentação saudável e como cultivar uma horta domiciliar. “Foi uma forma de ensinar os adolescentes e as crianças a desenvolverem o gosto pela terra e motivá-los a persistirem com os estudos”, informou.

“Realizar o Projeto Comunitário foi uma experiência incrível, pois contribuiu muito para o meu crescimento como pessoa. Me senti acolhido desde o primeiro dia, seja pelas professoras e demais funcionários, mas também pelos alunos. Compartilhei com eles minhas experiências de vida, temas como motivação, objetivos profissionais e pessoais, o dia a dia na universidade e desafios que a vida nos traz. Foram vários encontros incríveis, onde aprendi muito em cada um deles também, espero retornar mais vezes para visitá-los e contribuir de alguma forma”, destacou Maikon.

Para Keila Daniella Mariano Bet, responsável institucional, a presença dos estudantes fez a diferença às crianças e adolescentes. “Os dois acadêmicos fizeram muito vínculo com a entidade.  O Samuel sempre preparava dinâmicas muito interessantes, correlacionado com a atividade que ele se propôs a fazer, sempre voltado para o sonho das crianças e o que elas desejavam ser no futuro. Dinâmicas que fazem com que a criança desenvolva a linguagem e um bom funcionamento do seu papel como autônomo e escritor da sua própria história”, afirmou Keila.

“A atividade do acadêmico Maycon foi ímpar, pois ele trabalhou dentro da área de seu conhecimento, que é a agronomia e todas as manifestações químicas do vegetal, animal, homem e a correlação que existe entre elas. Foram temas bem interessantes e as crianças gostaram muito. Além disso, o Maycon tornou-se parceiro da casa e, mesmo encerrando a atividade, ele vai continuar trabalhando com plantio de moranguinhos na instituição”, destacou Keila.