Destaque - 20 mar 2023

Parceria PUCPR e empresa de energia desenvolve carregadores smart para carros elétricos com comunicação pela internet

No Câmpus Curitiba é possível realizar recargas usando o sistema elaborado na Universidade

Na PUCPR podem ser encontrados carregadores smart para veículos elétricos com comunicação pela internet. Esse é o resultado da parceria entre estudantes do curso de Engenharia Elétrica, que uniram dois trabalhos de conclusão de curso, e da empresa EGNEX Energia.

A iniciativa teve como objetivo desenvolver um carregador para carros elétricos com autenticação por RFID e controle pela internet, podendo gerenciar o consumo das recargas a partir de um aplicativo mobile e um servidor na nuvem.

O projeto gerou um produto inovador para a mobilidade elétrica no Brasil, a empresa fabricou e vendeu as 10 unidades do cabeça de série, vendidas para empreendimentos com certificação LEED Platina e também para a COPEL.

Naquele período também foi firmada uma parceria para industrialização do carregador com uma empresa especializada em fabricação de eletroeletrônicos de Curitiba, onde os estudantes que fizeram parte do projeto e hoje estão trabalhando na continuidade do desenvolvimento desse produto e outros voltados para mobilidade elétrica.

Conheça os projetos que foram unidos:

O projeto “Carregador elétrico veicular de baixo custo” foi desenvolvido pelos estudantes Marlon Mendes da Silva e Rogério Vidolin e consiste em um produto para a realização de recargas em veículos elétricos.

Seu funcionamento é em corrente alternada, utilizando o método de carregamento Modo 3, de acordo com as normas vigentes, e o conector do Tipo 2, que é o conector para veículos elétricos mais utilizado no Brasil.

O carregamento pode ser realizado tanto com a alimentação monofásica como trifásica. O objetivo do projeto foi desenvolver um produto de baixo custo, com materiais de fácil acesso no Brasil e com características voltadas para as necessidades do mercado nacional.

O outro projeto com o tema “Sistema de cobrança de energia para carros elétricos e híbridos” foi desenvolvido pelos estudantes Matheus Weil e Mayko Masaharu Naganava e tinha como proposta a criação de um produto para autenticação e gerenciamento de carga de veículos elétricos.

O funcionamento consiste na autenticação do usuário para liberação de carga para o veículo de duas maneiras: pelo acesso em um aplicativo para smartphones ou cartões RFID previamente cadastrados no sistema. O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema para monitorar e gerenciar cargas e possivelmente realizar cobranças sobre as cargas fornecidas.

Para a apresentação final dos projetos foi realizada a integração do sistema de autenticação com o carregador, dessa forma foi demonstrada uma solução completa de carregamento, com o sistema de recarga em si, fornecido pelo carregador, e com a liberação por autenticação e cobrança do valor referente a carga. A demonstração foi realizada em um veículo elétrico da marca JAC Motors, modelo iEV40.

Os carregadores para carros elétricos estão disponíveis nas seguintes unidades dos estacionamentos da PUCPR: três em frente à Arena Digital PUCPR e uma no Bloco 8, da Escola Politécnica – onde fica o curso de Engenharia Elétrica da Universidade.

Os horários de funcionamento são de segunda a sábado das 07h às 23h e aos domingos, das 07h às 20h, no Câmpus em Curitiba.