Destaque - 02 out 2023

Equipe com estudantes da PUCPR ganha hackathon Women Encourage 2023

Projeto Easy Career auxilia na escolha da profissão de forma inclusiva e livre de preconceitos

hackathon Women Encourage

Estudantes do curso de Engenharia de Software, da Escola Politécnica da PUCPR, foram selecionados para participar de um projeto de mobilidade internacional na Noruega. A escolha foi feita com base no bom desempenho nos Projetos de Iniciação Científica (PIBIC).

Durante a mobilidade, Lohine Mussi e Leonardo Cavalli Maran Santos participaram do Hackathon ACM Women Encourage 2023, que propôs desafios futuros de sustentabilidade social por meio de integração e inclusão.

A proposta apresentada pelo grupo, composto pela Lohine e Leonardo (PUCPR), Laura Caetano (PUC-RS), Lucia Herrera (PhD Researcher na University of Agder) e Jorgen Bårli (UiT The Arctic University of Norway),  foi o “Easy Career”.

Focado na igualdade de gênero e na qualidade de educação, ele é uma plataforma que ajuda crianças (em torno de 10 anos) a descobrirem sua vocação de forma inclusiva e livre de preconceitos. Isso seria feito por meio de um sistema de questões, no qual várias profissões serão apresentadas com vídeos explicativos, desenhos e recursos que detalham as responsabilidades e características de cada carreira.

“Quando uma criança manifesta interesse em uma determinada profissão, ela pode conhecer melhor a área de interesse por meio de desafios projetados para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. Dessa forma, estamos empoderando as crianças para que tomem decisões mais informadas sobre seus futuros acadêmicos e profissionais, independentemente de estereótipos de gênero ou influências externas”, detalha Lohine.

Experiências adquiridas

Para Lohine, participar do evento foi uma experiência muito enriquecedora: “Tive a oportunidade de conhecer pesquisadores renomados na área de engenharia de software e também de absorver valiosos ensinamentos dos mentores, muitos dos quais são doutorandos e possuem um vasto conhecimento no campo”.

Ela também destaca a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, rede de contato e pôr em prática os conteúdos vistos durante o curso na Universidade. “Participar desses eventos também demonstrou a eficácia da educação que estou recebendo na PUCPR, capacitando-me a enfrentar desafios complexos e a prosperar em ambientes de alta exigência como a conferência e o hackathon. Essa experiência foi uma verdadeira oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, conta a estudante.

Durante a conferência, quando os participantes tiveram a oportunidade de interagir com membros de outros grupos, os estudantes da PUCPR puderam compartilhar experiências e insights sobre a engenharia de software e aprender mais sobre os países dos demais colegas. “Essa troca de conhecimento e perspectivas enriqueceu ainda mais nossa participação no evento, proporcionando uma visão mais ampla e diversificada da nossa área e das culturas envolvidas”, comenta Lohine.

Para o estudante Leonardo, foi possível aprender bastante sobre os pontos de vista de uma pessoa que veio de uma realidade diferente da sua.

“A experiência em si foi muito gratificante e deu um pouco de nervosismo, uma porque a competição tinha apenas algumas horas e ainda precisávamos criar um pitch em inglês, mas ao todo foi algo que me trouxe vários aprendizados das minhas competências comportamentais”.

Ambos os estudantes da PUCPR foram para a Noruega acompanhados das professoras Sheila Reinehr e Andreia Malucelli, em atividades decorrentes do projeto SENOBR, uma parceria entre a NTNU (Norwegian University of Science and Technology) e três universidades brasileiras (PUCPR, PUCRS e UFAM) para troca de experiências na área de engenharia de software.