Pacto Educativo Global

Pacto Educativo Global - 09 mar 2023

PUCPR inaugura Bureau do Pacto Educativo

Iniciativa tem compromisso com a educação e sociedade

Foto da capa do evento do Bureau Pacto Educativo da PUCPR

O lançamento do Bureau do Pacto Educativo PUCPR, núcleo interdisciplinar e intersetorial dedicado a promover a efetivação do Pacto Educativo Global no território de influência da universidade, foi realizado no dia 27 de fevereiro de 2023.

O evento aconteceu de modo online e contou com a participação de diversas autoridades, como o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para Cultura e Educação, Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, o magnífico Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, e representantes de instituições parceiras, como a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a organização pontifícia Scholas Occurrentes, o Centro Latino-americano de Aprendizagem e Serviço Solidário (CLAYSS) e a Libera Università Maria Santissima Assunta (LUMSA), de Roma.

Durante o lançamento, os participantes enfatizaram a importância da educação como ferramenta para a promoção da cultura do encontro e de um novo humanismo. O discurso de abertura do evento recordou as palavras do Papa Francisco, quando disse que “diante de um mundo em transformação contínua, agitado por variadas crises, nunca, como agora houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”.

Tela dos participantes do Bureau do Pacto Educativo PUCPRO Bureau, formado por pessoas de diversas áreas da universidade, será conduzido pelo Prof. Dr. Rodrigo de Andrade e pelo Prof. Dr. Ernesto L. Sienna, sob a orientação do pró-reitor de missão, identidade e extensão, Prof. Dr. Fabiano Incerti.

Esse novo serviço da PUCPR tem cinco linhas de ação, que incluem:

– Mapear, apoiar e incentivar a criação de iniciativas universitárias capazes de responder aos sete compromissos do Pacto Educativo Global;

– Desenvolver e apoiar pesquisas nas áreas temáticas prioritárias do Pacto;

– Monitorar cenários e tendências das políticas de permanência no ensino superior;

– Compor e atuar na rede internacional das universidades de referência para o Pacto Educativo;

– Promover a aprendizagem-serviço como metodologia para o desenvolvimento da extensão universitária na PUCPR.

O Cardeal José Tolentino de Mendonça destacou que o Bureau terá uma dupla missão, a de coordenar todas as iniciativas do Pacto Educativo da universidade tornando o pacto global também um pacto local e a missão ad extra de “criar redes com outras universidades, estimulando outras realidades educativas e entrando em contato com múltiplas realidades”.

O Bureau do Pacto Educativo PUCPR é mais uma iniciativa importante em favor de um novo contrato social educativo mundial, e certamente contribuirá para que a universidade se torne um espaço cada vez mais comprometido com a formação de pessoas disponíveis ao serviço em favor do bem comum.

Confira na íntegra o discurso do Cardeal José Tolentino de Mendonça. Assista aqui.