Destaque

Destaque - 31 ago 2020

Está tudo interligado na Terra?

Meio ambiente, animais e seres humanos estão conectados no conceito de Saúde Única

saúde única

Você já parou para pensar no quanto nós, seres humanos, estamos conectados à natureza e aos outros animais? Ou sobre o quanto cada um desses “mundos” afeta um ao outro? Logo no início da pandemia do novo coronavírus, inclusive, essa discussão ganhou destaque com as hipóteses do surgimento do SARS-COV2 a partir de animais, na China.

Essa interdependência entre a saúde humana, ambiental, animal e essas relações dentro do contexto urbano são, justamente, o foco da Saúde Única, conceito proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para conscientizar a população sobre saúde coletiva.

Saúde Única na prática

Porém, a Saúde Única não fica apenas no plano das ideias: ela busca avanços para os países membros por meio da proposição e implementação de programas, políticas, legislação e pesquisa que contribuam que contribuam com o bem-estar coletivo. “Essa abordagem é fundamental porque muitos patógenos que infectam animais podem causar doenças em humanos e dividimos um mesmo ecossistema”, explica Karen Kubo, coordenadora do curso de Biotecnologia da PUCPR.

Segundo a OIE, cerca de 60% das doenças humanas são zoonóticas, ou seja, têm em seu ciclo a participação de animais, assim como 70% das doenças emergentes e reemergentes. Nesse sentido, doenças com potencial epidêmico, como a varíola, o H1N1, MERS e o SARS-COV2 – algumas das quais marcaram a história do mundo -, bem como a resistência a antibióticos, são exemplos de objetos de estudo da Saúde Única.

Para isso, são necessárias equipes multidisciplinares que podem ser compostas por profissionais de diferentes especialidades nas áreas de saúde humana, saúde animal, sanidade vegetal e ambiental. Além disso, nesses estudos já estão sendo incorporadas elementos de inovação, para encontrar soluções e caminhos para esse tema, que é tão complexo.

Aprofundando o conceito

Para se aprofundar nesse tema, o HiPUC, programa de fomento de inovação e empreendedorismo em saúde da PUCPR, realizará sua 4ª Minitalk, no dia 2 de setembro, das 19h às 20h, com o tema Saúde Única – Uma interrelação entre homem, animal e meio ambiente. Para contribuir com a discussão, estarão presentes os professores Cláudia Turra Pimpão, Marconi Rodrigues e Karen Kubo.

Para participar, é necessário se inscrever aqui.