Destaque - 15 jun 2020

Consulado do Japão convida decano e professores da Escola de Negócios para debater parceria de dupla diplomação

A proposta era firmar um acordo entre a PUCPR e a Hyogo Prefectural University, da província de Hyogo, que mantém relação de irmandade e cooperação com o Paraná

dupla diplomação japão, dupla diplomação escola de negócios, dupla diplomação PUCPR, parcerias internacionais pucpr, parceria PUCPR e universidade japonesa
Professores da PUCPR, Hyogo Prefectural University e representantes do Consulado-Geral do Japão.

O Consulado do Japão em Curitiba convidou o decano da Escola de Negócios da PUCPR, professor Bruno Fernandes, juntamente com os professores Wilhelm Meiners, Carlos Fontanini e Masimo Della Justina, para participarem de uma reunião, no dia 4 de junho, com a presença do Cônsul-Geral do Japão, Masahiro Takagi, e do Cônsul-Geral Adjunto do Japão, Kazuu Wakaeda. A pauta principal do encontro foi discutir a parceria entre a Hyogo Prefectural University, do Japão, e a Escola de Negócios da PUCPR.

De acordo com o professor Bruno Fernandes, a ideia é incluir mais esta universidade na lista de parceiras internacionais para programas de dupla diplomação de Negócios Internacionais e Administração Internacional (International Business Program e International Management Program). Atualmente, a Escola de Negócios conta com 16 instituições parceiras para programas de dupla diplomação no exterior.

A universidade japonesa

A Hyogo Prefectural University fica na província de Hyogo, e desde 1970 mantém uma relação de irmandade e cooperação com o Estado do Paraná. É uma instituição pública, fundada em 2004, que tem mais de 6 mil estudantes distribuídos entre programas de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). A universidade integra as Escolas de Economia, Administração, Engenharia, Ciências, Ciências Humanas e Meio Ambiente, e Enfermagem. As tratativas entre a PUCPR e a universidade japonesa são feitas com o propósito de elaborar um convênio entre as instituições, para reforçar ainda mais as relações entre as regiões.

Contato com a PUCPR permitiu viabilizar parceira

Convidar representantes da Escola de Negócios para participar da reunião foi uma iniciativa do próprio Consulado japonês e surgiu após um contado inicial do Cônsul-Geral Adjunto com a Escola de Negócios da PUCPR. “O Cônsul-Geral Adjunto do Japão palestrou aos alunos dos programas de Administração Internacional e me visitou na PUCPR. Depois disso, esteve com o governador de Hyogo, e este sugeriu a aproximação das universidades. A partir daí, conversou com o professor Masimo, que fez as aproximações finais. Na ocasião, entregamos uma carta formal de apresentação institucional e dos programas de dupla diplomação ofertados pela Escola”, conta o professor Bruno Fernandes.

A dupla diplomação consiste em cursar uma parte da graduação pela universidade brasileira e ao menos um ano na instituição parceira no exterior, o que resulta em um diploma de graduação ou Master pela universidade estrangeira.