Destaque

Destaque - 15 set 2022

Colações de grau do segundo semestre receberam selo de neutralização de carbono

Certificação demonstra o compromisso da instituição com causas ambientais

foto da formatura da PUCPR
Crédito: Grupo Polyndia

Reforçando o seu compromisso com o meio ambiente, a PUCPR novamente recebeu o selo de neutralização das emissões de carbono das colações de grau institucionais realizadas em julho e agosto.

No ano de 2022 foram neutralizados 7.101 kg de Co2e nas cerimônias de Colação de Grau. No mês de fevereiro foram 1.499 kg de CO2e em Curitiba e 835 kg de CO2e em Londrina. Em agosto foram 3684 kg de CO2e em Curitiba e 1083 kg de CO2e em Londrina.

O que é neutralização de carbono?

O processo de neutralização é feito quando a quantidade equivalente de emissões é alocada em créditos de carbono. Um crédito de carbono (CER) é equivalente a uma tonelada de CO2 que não foi emitido ou foi removido da atmosfera. Os créditos são obtidos por meio de atividades de projetos, projetos validados, registrados e certificados pela UNFCCC, Convenção da ONU para questões do clima.

Quais emissões foram consideradas?

Nessa neutralização foram consideradas o consumo de energia da rede, cocção de alimentos e emissões referentes à montagem e desmontagem do evento.

Projeto CER

O projeto CER apoiado foi a Pequena Usina Hidrelétrica de Cristalino (BR 1800), na cidade de Manoel Ribas, no Paraná, que tem como objetivo ajudar a atender a crescente demanda de energia.

Conheça nesse link o projeto que gerou os créditos de neutralização de carbono. Também é possível conferir a documentação da certificação. Para isso é necessário digitar o “número do projeto na UNFCCC” no campo correspondente. O número referente aos eventos de formatura presenciais da PUCPR é o BR 1800.

A metodologia utilizada é validada por entidades independentes e seguem a norma ABNT NBR 15.948:2011.

Notícias relacionadas
Leia: Formaturas presenciais do primeiro semestre recebem selo de neutralização de carbono
Jubileu 2025 abordará sustentabilidade, solidariedade e sustentabilidade
1st Latin American Symposium on Sustainability reuniu professores e acadêmicos da área