Câmpus

Câmpus - 03 mar 2022

Formaturas presenciais da PUCPR têm o selo de neutralização de carbono

Por meio de créditos de carbono, eventos diminuíram a emissão de gases do efeito estufa

Foto: Grupo Polyndia

A PUCPR entende que as suas ações envolvem criação de valor para a sociedade, por isso, a Instituição segue alinhada aos valores Marista e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030 da ONU.

Para ir ao encontro do pilar ambiental da PUCPR, os eventos presenciais de formatura 2022, dos Câmpus Curitiba e Londrina, receberam o selo de neutralização de emissão de carbono.

As emissões de qualquer atividade podem ser neutralizadas, desde que sejam adequadamente quantificadas. O processo de neutralização consiste em alocar a quantidade equivalente de emissões em créditos de carbono.

selo-de-evento-neutro-em-carbono-campus-curitibaUm crédito de carbono (CER) corresponde a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitido ou foi removido da atmosfera.

A obtenção de um crédito se dá por atividades de projetos, projetos validados, registrados e certificados pela UNFCCC, Convenção da ONU para questões do clima.

“A Neutralização de emissões feita por meio de créditos de carbono é uma forma real e imediata de demonstrar comprometimento com as questões ambientais e combate às mudanças climáticas”, diz Julia Campedeli, da Neutralize Carbono.

Nas formaturas realizadas no Câmpus Curitiba foram neutralizados um total de 1.449 kg de CO2e. Nas realizadas no Câmpus Londrina foram neutralizados um total de 835 kg de CO2e.

Para a neutralização, foram consideradas as seguintes emissões:

• Consumo de Energia da Rede;
  • Cocção de alimentos;
  • Emissões referentes à montagem e desmontagem do evento.

selo-de-evento-neutro-em-carbono-campus-londrinaAlém do comprometimento ambiental, a PUCPR contribui para os pilares econômico e social por meio do projeto que originou os CERs utilizados: a Pequena Central Hidrelétrica – Braço Norte III (registro nº: BR 0667), em Guarantão do Norte, no Mato Grosso.

Ela tem como objetivo ajudar o País a atender sua demanda por energia, ao mesmo tempo que contribui para a sustentabilidade, aumentando a parcela de energia renovável no Brasil e diminuindo a perda nas transmissões para comunidades distantes.

É possível acessar o projeto que gerou os créditos para essa neutralização e toda a documentação da sua certificação. Basta digitar o “número do projeto na UNFCCC” no campo correspondente.  O número referente aos eventos de formatura presenciais da PUCPR é o BR 0667.

Julia explica que no final do processo de neutralização são entregues o selo e o certificado. “Esses documentos comprovam que a neutralização foi realizada de forma eficaz, visto que ambos têm um número de rastreabilidade de todo o processo”, detalha.

A metodologia e projetos utilizados para a neutralização são processos validados e verificados por entidades independentes, para garantir uma solução real, mensurável e definitiva no combate ao aquecimento global. Complementarmente, a neutralização é aderente à norma ABNT NBR 15.948:2011.

Conheça as outras ações de responsabilidade social da PUCPR, de impactos diretos e indiretos para além dos Câmpus da Universidade, disponíveis em seu Relatório de Sustentabilidade 2020.

Ele demonstra o valor das ações para todos os envolvidos com a missão da Universidade e para aqueles que interagem com ela: professores, colaboradores, parceiros acadêmicos, institucionais e sociais, a quem o relatório é dedicado.