Destaque - 25 ago 2022

1st Latin American Symposium on Sustainability reuniu professores e acadêmicos da área

No evento foram apresentadas pesquisas e iniciativas de sustentabilidade

O evento 1st Latin American Symposium on Sustainability foi realizado nos dias 22 a 24 de agosto na PUCPR. Depois da abertura oficial com fala de organizadores (co-chairs) do evento, professor Ubiratã Tortato e professora Fernanda Frankenberger, o Decano da Escola de Negócios, professor Bruno Henrique Rocha Fernandes, comentou sobre a importância não só das pesquisas na área de sustentabilidade, mas que as ações são essenciais neste campo. O mestre de cerimônias foi o professor Caio Camargo.

A cerimônia de abertura teve a participação dos professores Walter Leal Filho, da Hamburg University of Applied Sciences da Alemanha e co-chair do evento, que comentou sobre os impactos da Guerra da Ucrânia no contexto educacional europeu, Massimiliano Mazzanti, da Universitá degli Studi di Ferrara da Itália, Ana Elena Builes Velez, da Universidad Pontificia Bolivariana da Colômbia, que afirmou que esforços para a sustentabilidade e uma sociedade verde são coletivos, e do professor Carlos Daniel López Preciado, da Universidad de Colima no México, que trouxe suas contribuições sobre o tema de sustentabilidade nas empresas.

Além da contribuição acadêmica, também falaram na abertura do evento o representante da Prefeitura Municipal de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó, e a professora Paula Trevilatto, Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação da PUCPR, que apresentou a prioridade do tema da Sustentabilidade na instituição, que recentemente inclusive se tornou uma área estratégica da PUCPR.

Atividades realizadas no evento

Durante o percurso dos 3 dias, foram apresentadas pesquisas e realizadas apresentações relacionadas ao tema de sustentabilidade, além de um workshop sobre a escrita e publicação de um bom projeto de pesquisa, lecionado pelo professor Rodrigo Lozano, da University of Gävle da Suécia. O simpósio foi realizado de forma híbrida, com participação presencial e online.

Estiveram presentes pesquisadores e estudantes do Equador, Colômbia, México, Finlândia, França, Itália, Argentina, Suécia, Alemanha e Brasil. Todas as atividades presenciais aconteceram nos auditórios do Bloco Verde, no Câmpus da PUCPR Curitiba.

Nas apresentações foram tratados temas como ESG, mudanças climáticas, uso de energias renováveis, uso consciente da água e consumo dos alimentos, transporte verde, mudanças no currículo educacional para inclusão da sustentabilidade nos programas de ensino, organizações e sustentabilidade, universidades sustentáveis, green bonds, empreendedorismo sustentável, entre outros.

No último dia, os participantes ainda foram contemplados com uma visita guiada às atividades de sustentabilidade promovidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba. A visita foi muito elogiada pelos participantes.

Abaixo, você pode acessar aos vídeos do Simpósio no Canal da PUC no YouTube para assistir todas as palestras e apresentações do evento.

Dia 22/08 – Confira aqui.

Dia 23/08 – Confira aqui.

Dia 24/08 – Confira aqui.