Escola de Belas Artes - 31 out 2023

Cátedra Curitiba: terceira edição do curso de imersão em projetos habitacionais e ambientais

No último encontro, estudantes vivenciaram experiência de aprendizado e crescimento profissional

Cátedra EBA

Durante o curso da Cátedra Curitiba, que ocorreu do dia 26 a 28 de setembro, os participantes puderam fazer uma imersão em temas e espaços que mostraram a experiência da cidade em planejamento integrado e projetos urbanos. Na segunda edição de 2023, além do encontro na universidade, o curso proporcionou palestras e visitas técnicas em campo voltadas às temáticas ambientais e habitacionais.

O curso foi organizado e ministrado pelas professoras Sylvia Ramos Leitão e Marta Maria Bertan Sella Gabardo, ambas arquitetas e urbanistas. O objetivo é promover uma interação entre a teoria e a prática para estudantes e profissionais de qualquer área que desejam  adquirir conhecimento sobre transporte, patrimônio histórico-cultural , habitação e meio ambiente.

“Nós fizemos essa estrutura de curso porque não adiantava fazermos palestras e ficar na sala de aula estudando quando temos a cidade como um laboratório vivo . Ao invés de se informarem, eles vivenciam uma experiência in loco. Recebemos estudantes que geram discussões muito boas e todos ficam satisfeitos com três tardes nas quais os participantes conseguem ter um panorama bem bacana dos anos 60 até hoje”.

A professora Sylvia finaliza dizendo que o curso conta um pouco da história do IPPUC e da cidade também, tanto seus sucessos quanto os desafios.

A estudante do 1º ano de Arquitetura e Urbanismo, Maria Eduarda Santa Catarina, participou do curso duas vezes. “A primeira edição da Cátedra me encantou muito, já que vim de uma cidade pequena, e a organização de Curitiba me chamou muito a atenção assim que cheguei. Me fez criar muita curiosidade e interesse sobre saber como foi o planejamento desde o início.”

Próxima edição

estudantes participantes da Cátedra CuritibaAs próximas turmas têm previsão para 2024 e é uma oportunidade de se juntar a uma comunidade de pessoas interessadas em construir um futuro mais sustentável, além de estudar na prática projetos inovadores voltados ao meio ambiente e a habitação, que fazem da capital paranaense uma cidade emblemática na área de planejamento e políticas urbanas. Fique atento às próximas edições.

Sobre a Cátedra Curitiba

Resultado da parceria da PUCPR e da Prefeitura, o curso de curta duração promove atividades para resgatar o legado urbanístico de Curitiba e debater os desafios das cidades no futuro.

Criada em 2020, a colaboração é integrada ao Laboratório de Cidades da PUCPR (LabCidades) e ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que são os responsáveis pelo planejamento e execução das atividades do projeto.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR