Destaque - 03 jul 2020

PUCPR lança a Cátedra Curitiba em parceria com o Ippuc

Curso de extensão abordará questões relacionadas ao planejamento e gestão urbana da capital paranaense

Cátedra Curitiba PUCPR
Paço da Liberdade, em Curitiba (Foto: Orlando Kissner/SMCS)

O Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), professor Waldemiro Gremski, o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, bem como representantes da Universidade e da prefeitura, celebraram ontem (02), de maneira virtual, o lançamento da Cátedra Curitiba, curso de extensão que deverá disseminar conhecimentos sobre questões de planejamento, gestão urbana e arquitetura de Curitiba.

A iniciativa é uma parceria entre a PUCPR e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A proposta foi apresentada à Universidade em fevereiro de 2019 pelo prefeito da capital e, desde então, a Universidade vinha trabalhando em um formato e conteúdo de excelência, seguindo o exemplo de Barcelona, na Espanha, que criou uma disciplina sobre a cidade na Universidade da Catalunha.

Durante a reunião de lançamento, o Reitor da PUCPR destacou o interesse da instituição em ser um centro de debates sobre a cidade, um dos focos da instituição. “A Cátedra Curitiba será um grande momento para a PUCPR. Ela vai ao encontro de um dos principais eixos estratégicos da Universidade que é, justamente, o tema Cidades”, explica Waldemiro Gremski.

Conhecimento compartilhado e vivenciado

O projeto da Cátedra Curitiba foi alocado no Instituto de Cidades Inteligentes da PUCPR, que busca desenvolver soluções inovadoras para Curitiba e outras cidades do estado. Segundo Eduardo Agustinho, diretor do iPUC, a integração que a iniciativa promove está totalmente conectada à proposta do Instituto. “O iPUC tem como objetivo o ensino, a pesquisa e a extensão. Nessa cátedra podemos combinar isso para construir uma ‘curitibanidade’”, comenta.

A Cátedra Curitiba é um curso livre, aberto para toda a comunidade. De acordo com a professora Ângela Leitão, decana da Escola de Belas Artes da PUCPR, a extensão será prática e teórica, mostrando que Curitiba tem diversos aspectos urbanísticos a serem analisados na história, mas que continua desenvolvendo projetos. “Teremos um momento mais teórico de compartilhamento de conhecimentos e, depois, uma segunda etapa com um percurso de vivência de Curitiba. Logo no começo do curso, o Ippuc vai mostrar os projetos contemporâneos, demonstrando que a cidade não parou no tempo”, conta.

Durante o evento, o prefeito Rafael Greca salientou a importância da união entre a Universidade e o Ippuc na construção de conhecimento e inteligência sobre a cidade, bem como de multiplicar o aprendizado. “O nosso amor por Curitiba agora vai se tornar conhecimento compartilhado”, comenta.

Experiência segura

A extensão será ofertada a partir da volta das atividades presenciais na Universidade. Por conta da pandemia, as atividades de vivência da cidade poderiam representar risco, portanto, será necessário esperar para explorar Curitiba e sua arquitetura de maneira segura para todos.