Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 26 nov 2019

“Aurora da Minha Vida” retorna à PUCPR após 30 anos da primeira montagem

Grupo GETEC de Teatro faz Leitura Dramática de texto escrito por Naum Alves de Souza

A peça Aurora da Minha Vida, uma das mais famosas e encenadas do dramaturgo, diretor e cenógrafo Naum Alves de Souza, será apresentada como Leitura Dramática no dia 29 de novembro (sexta), a partir das 19h, na Caixa Preta do Labcom (Laboratório de Comunicação e Artes da PUCPR). A apresentação será feita pelo GETEC –Grupo de Estudos de Teatro Contemporâneo do Curso de Teatro e a entrada é gratuita.

Arte Aurora da Minha Vida

Aurora da Minha Vida estreou no grupo universitário de teatro TANAHORA há 30 anos, dirigida pelo então diretor Laercio Ruffa, falecido em 2013. “Aurora também foi a primeira peça que atuei como ator. Fez um grande sucesso na época, inclusive percorrendo teatros de Curitiba e foi encenada em festivais e cidades dentro e fora do Paraná”, comenta o diretor do GETEC e professor da Escola de Comunicação e Artes, Cicero Lira.

Lira explica que o objetivo da Leitura Dramática, desta vez composta por integrantes do GETEC, é fazer uma dupla homenagem. “Quando recebi o convite da coordenadora do Curso, Adalgisa Oliveira Gonçalves, sugeri a pesquisa sobre este texto como uma homenagem ao saudoso amigo e diretor Laercio Ruffa. Ele foi quem colaborou com a retomada do Curso de Teatro da PUCPR e o coordenou entre 2010 e 2013. A segunda homenagem, refere-se às comemorações do aniversário de 10 anos de Curso de Teatro que ocorrerá ano que vem”, diz.

Além do diretor Cicero Lira, integram o elenco da Leitura Dramática conta com estudantes e egressos do Curso de Teatro como Cici Monteiro, Daphine Garcez, Denise França, Isabella Mell, Júnior Guará Lolla Lovelace e Lucas Ribeiro. A criação da iluminação é da egressa Taynara Siqueira e a identidade visual de divulgação da Leitura é da estudante Alini Maria. “Aurora da Minha Vida é uma comédia, mas que também emociona, pois traz memórias do universo escolar que todos vivemos”, reforça Lira

O diretor comenta ainda que Naum escreveu o texto para fazer uma crítica ao sistema educacional do ensino primário da década de 1970, imerso por um período difícil de Ditatura Militar. “Remontar este texto, a princípio como Leitura, nos faz também refletir sobre o momento político e social que vivemos hoje, principalmente para potencializar a voz de artistas que somos.”.

“Aurora é uma homenagem aos professores que sempre lutam por um ensino de qualidade no nosso país e também torna-se uma forma de celebração à arte, à vida e ao teatro. Com textos como este escrito por Naum, podemos propor pesquisas, reflexões e discussões relevantes para nossos estudantes. O objetivo não é apenas entreter o público, mas fazê-lo pensar”, completa a coordenadora do Curso de Teatro, Adalgisa Oliveira Gonçalves.

O Grupo GETEC
O Grupo teve início em setembro de 2015, dirigido pela professora e atualmente coordenadora do Curso de Teatro da PUCPR, Adalgisa Oliveria Gonçalves, com a proposta de pesquisas em teatro contemporâneo com um vínculo de práticas e experiências e como se chegar a um artigo científico. O nome proposto foi GETC, Grupo de Estudo de Teatro Contemporâneo, que faz parte do Núcleo de Pesquisa e Prática em Teatro, o Teatrar. O GETC busca compreender o que é o teatro em todas as suas articulações e reflexões contemporâneas, da atuação ao processo criativo.

Peça Aurora da Minha Vida:
Data: 29 de novembro
Local: Sala Laboratório Laercio Ruffa (Caixa Preta) – Labcom