Destaque - 05 out 2022

Atividade do Projeto Comunitário contribui para preservação do meio ambiente

Estudantes da PUCPR estão ajudando no plantio de mudas de árvores nativas em áreas degradadas

Estudantes participantes do Projeto Comunitário de reflorestamento da Mata Atlântica

Você já contribuiu para o meio ambiente? Essa resposta os estudantes inscritos na atividade do Projeto Comunitárioreflorestamento da Mata Atlântica”, deste semestre, podem confirmar. Somente no primeiro dia de atividade eles plantaram 100 mudas de árvores de quatro espécies diferentes, entra elas: Araucária, Aroeira, Manacá da Serra e Bracatinga rosa. O plantio aconteceu na Reserva Ambiental Nascentes do Tigre (RANT), no município de Quatro Barras, promovida pela nova parceria do Projeto Comunitário com o Rotary Club.

Para registrar esse momento e deixar a experiência ainda mais marcante, as árvores foram identificadas com o nome dos estudantes, os quais poderão voltar ao local futuramente para acompanhar o crescimento delas, que agora levam o seu nome. “Isso foi demais. Mesmo tendo feito agronomia, eu nunca tinha plantado uma árvore que fosse minha, com meu nome. É uma sensação maravilhosa e ainda ser convidada pelo proprietário para poder voltar e ter a experiência de ver ela crescer é muito bom”, destacou a agrônoma e estudante do curso de Direito da PUCPR, Fernanda Ventura do Nascimento.

Participantes do Projeto Comunitário plantam mudas de árvores nativasPara Rafael Knaut, estudante de Engenharia Mecânica, a atividade para o meio ambiente foi um grande aprendizado. “Estava tudo bem-organizado com o que precisava fazer, as ferramentas para usarmos, além disso tivemos a oportunidade de aprender como e onde fazer o plantio. Acredito que eu tenha plantado umas 10 mudas, inclusive faltou etiqueta com meu nome (risos). Foi um dia bastante proveitoso, no qual também pudemos caminhar e apreciar a parte natural da região. Eu gostei bastante e faria novamente”, falou.

Antes de iniciar o plantio, os estudantes receberam orientações do morador e proprietário da RANT, Nei Plawiak, que explicou sobre a reserva, o tempo de crescimento das árvores, o uso das ferramentas, a distância correta para fazer o plantio, além dos cuidados para manusear as plantas. “Achei muito interessante essa iniciativa da PUCPR e do Rotary em trazer esses jovens aqui para aprender a plantar árvores. Além da caminhada na reserva, eles também deixaram 100 mudas de árvores, isso é muito bom”, agradeceu.

Após o término da atividade, os estudantes também fizeram uma trilha e percorreram uma caminhada de 6km para conhecer a RANT, que conta com uma área total de 96 hectares. “Eu estava um pouco receosa por não conhecer ninguém, mas quando começamos a atividade eu já fiz amigos e todos foram extremamente parceiros e fizeram o trabalho direitinho. É muito bom saber que tem pessoas preocupadas e que a Universidade também tem se preocupado com esse tipo de demanda ambiental”, avaliou a estudante Fernanda.

Participantes do Projeto Comunitário fazem trilha na reservaAté o final desta atividade de reflorestamento, os estudantes ainda terão mais dois encontros para auxiliar no plantio de árvores, os quais serão feitos em áreas de preservação da região de Antonina, no litoral do Paraná.

Além disso, por meio da parceria com o Rotary, também está sendo possível o desenvolvimento de outras atividades nas instituições: Casa de Apoio São Félix; Escola Euzébio da Motta; Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e Senior’s Home.

As atividades do Projeto Comunitário têm como objetivo aproximar os estudantes da comunidade para formar profissionais mais empáticos e conscientes das necessidades de melhoria da sociedade. Além de proporcionar experiências aliadas aos valores Maristas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da agenda 2030 da ONU, essa ação de reflorestamento é uma das iniciativas correspondentes ao pilar ambiental, da PUCPR.