Destaque

Destaque - 26 out 2020

Professor da Escola de Negócios desenvolve plataforma colaborativa na área da Ciência de Dados

A ferramenta é gratuita e permite compartilhar conhecimentos sobre o novo campo científico

ciência de dados
Visão geral do site criado pelo professor Wesley.

Foi pensando na necessidade de um ambiente colaborativo para compartilhar conhecimentos sobre Ciência de Dados que o professor Wesley Almeida, da Escola de Negócios da PUCPR, desenvolveu o projeto Ciênciasdedados.org. A iniciativa começou com a página “Estatística Fácil” no Facebook e LinkedIn e evoluiu para um site em modelo wiki para possibilitar maior troca de ideias e reflexão sobre a área.

A Ciência de Dados é um novo campo científico que mistura conhecimentos de estatística, computação e negócios, e visa trazer inteligência e vantagem competitiva para empresas. Esses conhecimentos aumentam a capacidade de tomada de decisão, e hoje são aplicados principalmente nas áreas financeira, de saúde e varejo. “O mercado tem demonstrado grande interesse em profissionais que consigam analisar dados com a apropriação de recursos estatísticos e computacionais, além de conseguir transformar em conhecimento estratégico para a organização”, aponta o professor.

ciência de dadosDe acordo com Almeida, existem vários grupos ao redor do mundo discutindo sobre a função do cientista de dados. “Essa iniciativa de conhecimento compartilhado já é muito difundida na área de informática, na qual eu tenho formação. Mas na área de negócios ainda é um pouco incipiente, ainda há muito protecionismo com o conhecimento”, explica. Trazer uma proposta colaborativa para esse campo tem um propósito claro: “a Ciência de Dados não vai se consolidar como área se não houver mais gente discutindo sobre assunto, disposta a contribuir. Então, minha ideia é aumentar o número de pessoas engajadas”, explica.

A plataforma Ciênciasdedados.org é gratuita e aberta à toda comunidade, com interesse particular para especialistas, professores e estudantes das áreas de informática, negócios e estatística. Todos podem incluir materiais, sejam conceituais, passo-a-passo, estudos aplicados, base de dados ou materiais complementares relacionados às áreas de conhecimento da ciência de dados. Para colaborar com a plataforma, é necessário fazer um cadastro, mas o conteúdo é de livre acesso.

Ciência de Dados na PUCPR

Para além do projeto desenvolvido pelo professor, que abre a discussão sobre o tema e incentiva a colaboração, existem outros caminhos para se aprofundar na Ciência de Dados. Para quem quer desenvolver habilidades nesta área, alguns cursos podem ajudar.

Na PUCPR, os conhecimentos sobre Ciências de Dados estão disponíveis em diferentes formatos de ensino, adaptando-se às necessidades dos profissionais: há o bacharelado em Ciência de Dados em Negócios, o curso tecnólogo EAD em Big Data e Inteligência Analítica e a graduação semipresencial em Inteligência Artificial Aplicada, além de um programa de curta duração em Inteligência Analítica em Contabilidade.

A Universidade busca desafiar as pessoas para que elas desenvolvam todo o seu potencial. E você, está pronto para os desafios do futuro?