Intercâmbio - 24 nov 2021

Graduados no programa de graduação internacional da Escola de Negócios da PUCPR recebem tripla diplomação em cerimônia especial

Raul Marcondes e Josef Back são os primeiros a concluírem o International Management Program (IMP) e os primeiros da PUCPR a receberem três diplomas em um programa internacional

tripla-diplomacao-escola-de-negocios-pucpr

Os graduados no International Management Program (IMP), o programa de graduação internacional em Administração da Escola de Negócios da PUCPR, Raul Marcondes e Josef Back, receberam a tripla diplomação em cerimônia especial realizada no dia 22 de novembro. Os acadêmicos são os primeiros a concluírem o IMP e os primeiros da PUCPR a receberem três diplomas em um programa de graduação internacional.

Raul e Josef obtiveram a formação em Bacharelado em Administração pela PUCPR e Bacharelado em Gestão e Negócios Internacionais pelas instituições Varna University of Management (VUM), da Bulgária, e Cardiff Metropolitan School of Management, do Reino Unido.

A Cerimônia de Dupla e Tripla diplomação ocorreu no formato presencial com transmissão no Canal Oficial da PUCPR no Youtube. A solenidade contou com a presença do reitor da PUCPR, Professor Waldemiro Gremski. A universidade búlgara também destacou a conquista de Raul e Josef em suas redes sociais, veja aqui.

Raul e Josef iniciaram a jornada em busca da diplomação internacional cursando 2 anos e meio do IMP, na PUCPR, seguido de 1 ano de estudos na cidade de Varna, na Bulgária. Para concluir o programa na universidade búlgara, os graduados precisaram produzir uma pesquisa como trabalho de conclusão de curso.

Após o período de estudos no exterior, eles retornaram ao Brasil para cursarem o último semestre do IMP, na PUCPR. Para os graduados, a conquista da tripla diplomação aumenta a expectativa de sucesso profissional. “Acredito que a Tripla Diplomação seja um enorme diferencial no mercado, creio que essa conquista resultará em grandes oportunidades para mim no futuro. Minha esperança de encontrar uma oportunidade de mude minha vida profissional é grande”, afirma Raul Marcondes.

Josef concorda que a tripla diplomação será considerada um diferencial no momento de procurar por uma oportunidade de emprego. “Minhas expectativas para meu futuro profissional seria ingressar em uma empresa multinacional, onde eu possa construir uma carreira”, conta.

A experiência internacional

Os graduados contam que a vivência internacional foi uma experiência positiva em diversos sentidos, mas, também, desafiadora. “Sem dúvidas o intercâmbio foi um dos projetos, se não o mais, desafiador de minha vida. Viver em um país com pouca semelhança com o Brasil tornou tudo mais divertido. No começo, tive dificuldades na comunicação com os búlgaros e estranhei os métodos de estudos diferentes, por exemplo. Mas aos poucos consegui me adaptar, fazendo com que toda a experiência agregasse muito a minha vida pessoal e profissional”, relatou Raul.

Para Josef, a vivência internacional serviu como um período de grande amadurecimento, principalmente ao se deparar com uma cultura diferente. “Tive que lidar com uma série de sentimentos que nunca havia experimentado antes, pois eu estava completamente fora da minha ‘zona de conforto’. Fui muito bem recebido pela universidade búlgara, me auxiliaram em todo o processo de documentação, acomodação e também com toda a metodologia de ensino que possuem lá. Foi um grande desafio”, conclui.

As universidades

A Varna University of Management (VUM) é uma universidade de negócios internacional que oferece ensino inteiramente em inglês nas áreas de Business e Marketing, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Turismo e Gestão Hoteleira, Gastronomia e Artes Culinárias.  A VUM possui Câmpus nas cidades de Varna, Dobrich e Sófia, e tem parceria com a Universidade Metropolitana de Cardiff, do Reino Unido, possibilitando que os estudantes concluam um curso de dupla diplomação entre a VUM e a Cardiff, sem a necessidade de estudar no Reino Unido.