Destaque - 19 jun 2020

Estudantes do programa de tripla diplomação da PUCPR têm pesquisa aprovada na Bulgária e Reino Unido

Acadêmicos de Administração Internacional da Escola de Negócios serão os primeiros a obterem diplomação tripla

Os estudantes do curso de Administração Internacional da Escola de Negócios da PUCPR, Raul Marcondes e Josef Back, tiveram seus trabalhos de conclusão de curso aprovados como parte dos requisitos para concluir o programa de tripla diplomação na Bulgária. Os acadêmicos participam do programa que oferece diplomação pela PUCPR, pela Varna University of Management (VUM), da Bulgária, e pela Cardiff Metropolitan School of Management, do Reino Unido.

Raul e Josef embarcaram para a Bulgária em outubro do ano passado e, após nove meses de estudos no exterior, retornam ao Brasil para cursarem o último semestre do programa internacional na PUCPR. Para serem aceitos pela universidade búlgara, os estudantes cursaram os cinco primeiros semestres de Administração Internacional da PUCPR. Assim que forem aprovados nos trabalhos e avaliações exigidos no último período de estudos, os acadêmicos serão os primeiros a obterem diplomação tripla internacional pela Escola de Negócios da PUCPR.

As pesquisas aprovadas

O trabalho de conclusão de curso apresentado por Josef na Bulgária abordou a influência da cultura organizacional na performance dos funcionários de uma empresa. “O principal objetivo da minha pesquisa é alertar gestores a darem mais atenção à cultura organizacional de suas corporações”, explica o estudante. Já o trabalho de conclusão de Raul é sobre como a instabilidade política afeta o mercado de ações no Brasil. “Acredito que este tema tem sido relevante na história do país há muito tempo e, diante disso, o objetivo da pesquisa foi observar potenciais ameaças neste âmbito dos negócios e buscar prever possíveis perdas”, diz o estudante.

A vivência internacional

Josef avalia que a experiência do intercâmbio foi enriquecedora. “Adaptar-se a um novo sistema de ensino, com poucas aulas práticas e com pesquisas e trabalhos extensos foi um grande desafio”, conta. “Conheci muita gente nova e tive muito apoio dos professores da PUCPR, que mesmo a distância me auxiliaram. Foi algo inesquecível que me agregou muito conhecimento”, reforça Josef.

Raul também tirou uma experiência positiva da vivência internacional, e destaca que o contato com culturas tão diferentes foi enriquecedor. “Em geral, a receptividade dos alunos e profissionais foi muito boa, fizeram o máximo para que eu me sentisse bem recebido e seguro. Acredito que a vivência no exterior seja um enorme diferencial para meu futuro, tanto profissional quanto pessoal”, conclui.

As universidades

A Varna University of Management (VUM) é uma universidade de negócios internacional que oferece ensino inteiramente em inglês nas áreas de Business e Marketing, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Turismo e Gestão Hoteleira, Gastronomia e Artes Culinárias.  A VUM possui Câmpus nas cidades de Varna, Dobrich e Sófia, e tem parceria com a Universidade Metropolitana de Cardiff, do Reino Unido, possibilitando que os estudantes concluam um curso de dupla diplomação entre a VUM e a Cardiff, sem a necessidade de estudar no Reino Unido.