Escola de Negócios

Escola de Negócios - 28 abr 2021

Estudantes participam de bate-papo com professores de universidade espanhola sobre marketing e vinícolas na Catalunha

Professores lecionam na IQS Ramon LIULL, em Barcelona, e conversaram com os estudantes dos programas internacionais da Escola de Negócios da PUCPR

Em 16 de abril, os professores da universidade espanhola IQS Ramon LIULL, Carles Mosralez e Cristina Rams, participaram de um bate-papo online com os estudantes das graduações internacionais da Escola de Negócios da PUCPR, o International Business Program (IBP) e o International Management Program (IMP), para discutirem temáticas que abordam marketing e vinícolas localizadas na região da Catalunha, na Espanha.

No início do encontro, o professor Carles Mosralez apresentou os cursos de graduação, pós-graduação e outros programas ofertados pela IQS Ramon LIULL, e falou um pouco sobre a região em que a instituição está localizada. A IQS Ramon LIULL é uma das várias parceiras da PUCPR para programa de dupla diplomação.

Mercado e consumo no mundo

Na sequência, a professora Cristina Rams, que trabalha na vinícola Juvé & Camps, na região da Catalunha, falou sobre o mercado de espumantes na Espanha e no mundo sob uma perspectiva mercadológica. Durante sua fala, Rams explicou que esse mercado no país é bem estabelecido e conservador.

Além do panorama do setor vitivinícola, a professora debateu com os estudantes sobre preferências de mercado e de consumo ao redor do mundo. O bate-papo permitiu que os estudantes compreendessem as diferentes dinâmicas de compra e venda em diferentes setores, além da oferta e demanda e do desenvolvimento de novos produtos. O encontro também foi uma oportunidade para sanar dúvidas sobre este mercado ainda pouco explorado pelos brasileiros.

Segundo o professor Caio Camargo da Silva, tutor nos programas internacionais na Escola de Negócios, o conhecimento dos diferentes mercados globais qualifica os estudantes das graduações internacionais da PUCPR, dando-lhes um entendimento mais amplo de cenário mundial. Para a professora Juliana Noschang, também tutora nos programas internacionais, o contato com profissionais globais renomados do mercado se traduz em experiência e qualidade de informação.

Saiba mais sobre o IBP e o IMP.