Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 11 maio 2021

O novo publicitário é digital, multicomunicação e entende de negócios

Para se darem bem nesta área em constante mudança, os publicitários precisam de uma formação voltada para o mercado

A mudança é uma constante dentro do mercado publicitário, que está sempre acompanhando as novas tendências e tecnologias de comunicação. Nos últimos anos, o meio digital tem se destacado em relação às mídias tradicionais como televisão e rádio, atraindo a publicidade e a propaganda para sites e redes sociais. Para formar novos profissionais nesse contexto, a Universidade precisa acompanhar essa mudança e oferecer aos estudantes uma formação contemporânea.

“O profissional da publicidade hoje é um prestador de serviço, trabalha muito de forma autônoma para fazer gestão de marca e redes sociais. Não é só fazer o curso para trabalhar em agência: isso ainda existe, mas outros campos se abriram”, explica Fabio Feltrin, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda – MultiComunicação da PUCPR. O professor destaca que muitas empresas fundaram seus próprios setores de comunicação, e tem valorizado os profissionais de publicidade que também entendem de negócios, finanças e vendas, aliando conhecimentos.

O mercado é MultiComunicação

“Hoje, o mercado tem procurado profissionais de comunicação em um sentido geral. O publicitário está inserido nesse grupo, mas precisa entender um pouco de Jornalismo, um pouco de Relações Públicas e um pouco de Audiovisual também”, avalia Feltrin. Com o objetivo de formar profissionais mais ecléticos e completos, a PUCPR repaginou seus cursos da área de comunicação para contemplarem essa multiplicidade.

Após a realização de uma pesquisa de mercado, que incluiu rodas de conversa com diversas empresas da área, os cursos MultiComunicação da PUCPR foram desenhados para trazer uma visão mais ampla e holística da área de comunicação. O formato, que é pioneiro no Brasil, consiste em oferecer aos estudantes a possibilidade de conhecer e atuar com áreas afins ao curso que escolheram.

Ao dividirem disciplinas de núcleo comum, que são conhecimentos básicos para todas as habilitações, os cursos MultiCom formarão profissionais que utilizam a expertise de áreas relacionadas para potencializar o próprio trabalho. “Esses cursos terão seis disciplinas de projeto que acontecem do 1º ao 6º período, com os estudantes de todos os cursos juntos. Ao trabalhar com gente de outras habilitações, os publicitários poderão entender como seus trabalhos se complementam”, explica o coordenador.

O publicitário formado pela PUCPR

Além do diferencial de uma formação MultiComunicação, o publicitário formado pela PUCPR obtém destaque no mercado pela sua visão estratégica. “Formamos um profissional que é resolvedor de problemas complexos de comunicação, tirando os estudantes das suas caixinhas e pensando o todo”, demonstra Feltrin.

O curso de Publicidade e Propaganda da PUCPR também se destaca pela metodologia hands-on, em que o estudante aprende fazendo. Em sala de aula, a teoria é aplicada à prática por meio de estudos de caso com situações reais do mercado. Para aqueles que quiserem ir a fundo na experimentação, o curso possui uma agência experimental chamada Célula, que venceu o prêmio de melhor agência experimental do Brasil no Expocom Nacional em 2018. Tudo isso é exponenciado graças à infraestrutura da Universidade, que fornece um laboratório de comunicação equipado com estúdios e equipamentos de alta tecnologia para atividades práticas: o Labcom.

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda – Multicomunicação da PUCPR