Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 08 out 2021

PUCPR Toledo abre inscrições do III Campeonato de Lançamento de Foguetes

Terceira edição do evento está marcada para o dia 06 de novembro e as inscrições são gratuitas

A PUCPR Toledo está com inscrições abertas para a terceira edição do Campeonato de Lançamento de Foguetes. Podem participar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas e acadêmicos do ensino superior de toda a região Oeste do estado. O evento está marcado para o dia 06 de novembro, das 13h30 às 17h30, e é uma iniciativa da coordenação do curso de Engenharia de Produção do câmpus de Toledo da instituição, onde a competição será realizada.

A fabricação dos foguetes leva garrafas PET, elementos químicos como vinagre (ácido acético) e bicarbonato de sódio e uma dose extra de criatividade. Os projéteis serão lançados de plataformas fixadas no solo e podem alcançar vários metros de altitude de voo, mas o objetivo é atingir a distância máxima horizontal a partir da base de lançamento.

“O Campeonato de Lançamento de Foguetes é um evento bastante aguardado pelos acadêmicos. Nosso objetivo é divulgar temáticas ligadas às áreas de física, química, astronomia e astronáutica entre estudantes da educação básica e das graduações em Engenharia. Na competição, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática vários conceitos aprendidos em sala de aula tanto para a construção quanto para o lançamento dos foguetes”, comenta a coordenadora do curso de Engenharia da Produção da PUCPR em Toledo, Fernanda Butarelli.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 24 de outubro. Os estudantes do Ensino Médio precisam estar acompanhados de um professor ou funcionário da escola – e é essa pessoa que deve realizar a inscrição. O regulamento da competição é enviado assim que o registro é concluído. As três melhores equipes vão receber troféus e medalhas. Os integrantes do grupo vencedor também ganharão um fone de ouvido Bluetooth.

“O campeonato consiste em uma ação de valorização do conhecimento universitário, além de ser uma oportunidade de mostrar para toda a comunidade o potencial expressivo que os futuros profissionais de Engenharia representam para a sociedade. Queremos trazer a comunidade para dentro da Universidade, evidenciar as habilidades dos estudantes do ensino básico e também mostrar a eles como suas aptidões podem ser lapidadas no ambiente universitário”, reforça Joel Cordeiro Júnior, coordenador do evento e docente da PUCPR em Toledo.

Os organizadores recomendam que os participantes assistam esse vídeo antes do evento, para ajudar na montagem do foguete.

Serviço:

III Campeonato de Lançamento de Foguetes da PUCPR em Toledo

Data: 06 de novembro de 2021, das 13h30 às 17h30

Local: Câmpus Toledo da PUCPR – Avenida União, 500

Público-alvo: estudantes do Ensino Médio e acadêmicos do ensino superior

Inscrições até 24 de outubro.