American Academy

American Academy - 30 set 2020

Primeira turma do American Academy concluiu o programa na última sexta-feira

Depois da cerimônia, estudantes podem continuar os estudos na PUCPR ou finalizá-los no exterior

encerramento american academy

Os estudantes da primeira turma do American Academy se formaram na última sexta-feira (25), em uma cerimônia que marcou o encerramento da etapa número um da graduação internacional da PUCPR. Agora, eles poderão continuar os estudos na PUCPR ou concluí-los na Kent State University, universidade norte-americana parceira do programa.

No American Academy, os estudantes passam os dois primeiros anos estudando no modelo Liberal Arts, no qual têm aulas de diversas áreas do conhecimento – como negócios, gastronomia, saúde, entre outros – com professores da KSU, dentro da PUCPR. A partir da conclusão desta etapa – que ocorreu na sexta-feira – recebem o Associate of Science Degree, uma certificação de ensino superior que antecede o diploma de Bacharelado, e escolhem a área de atuação que querem seguir.

De acordo com o Diretor do American Academy, Paulo Mussi, a primeira turma formada foi uma confirmação de como o programa pode contribuir para a vida e a formação dos estudantes. “A gente percebeu que eles passaram por um processo de descoberta dos seus interesses e potencialidades, além de encontrar um caminho para exercer essas vocações”, reflete Mussi. “Um dos nossos estudantes, que tinha desistido da Medicina, depois de passar pelo American Academy decidiu voltar para a área, mas agora com um olhar mais maduro”, exemplifica.

Leia mais: conheça a história de Victor Sallem, que depois de passar pelo American Academy se tornou o mais novo estudante de Medicina da PUCPR

Ainda que os estudantes que optaram por continuar a graduação nos EUA tenham de esperar algum tempo para embarcar, por conta da pandemia, o diretor faz um balanço extremamente positivo dos dois primeiros anos do programa. “Foi um sucesso!”, comemora. De acordo com ele, o American Academy, idealizado para auxiliar e desenvolver os estudantes na busca e aplicação de seus propósitos, conseguiu fazer isso e muito mais. “Construímos uma comunidade, integrando professores, estudantes e uma interculturalidade muito grande”, conta Mussi.

Leia mais: Depois de concluir os estudos do American Academy, Daniella de Castro deve partir para os Estados Unidos para estudar business.

Desafios superados

O evento – um marco para a PUCPR e para a Kent State University, já que era o encerramento de um programa inédito para ambas as universidades – trouxe diversos desafios para as instituições: o cuidado com a saúde dos estudantes e colaboradores neste momento de pandemia, a importância da presença das famílias e a convergência dos ritos cerimoniais da Kent State University e da PUCPR. Para garantir a segurança, foram tomados todos os cuidados, com aplicação dos protocolos de saúde como o uso de máscara e distanciamento social.

“Contamos com o apoio de uma ampla equipe institucional, tanto em termos de regulação e organização do evento como com orientações de cuidados e protocolos médicos”, conta a professora Silvana Hastreiter, responsável pela organização do evento.

Além disso, foi criado um link exclusivo para que os pais e familiares pudessem aparecer no telão em frente aos formandos e estar próximos, expressando a alegria do momento, apesar da distância física. Para que a comunidade acadêmica da KSU também pudesse acompanhar a cerimônia, foi feita a tradução simultânea para o inglês.

Além de autoridades como o Reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, e do Vice-Reitor, professor Vidal Martins, também estiveram presentes o Diretor de Internacionalização da Universidade, professor Marcelo Mira, o Diretor do American Academy na PUCPR, professor Paulo Mussi. Remotamente, estavam autoridades da Kent State University, como o Presidente da KSU, Todd Diacon, Melody Tankersley, Interim Senior Vice President and Provost, Mandy Munro-Stasiuk, Interim Dean, College of Arts and Sciences, e Marcello Fantoni, Associate Provost, Office of Global Education. Em video, esteve presente Dom Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba e região Metropolitana e Grão-Chanceler da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Saiba mais: conheça os formandos da primeira turma do American Academy.

Conheça o American Academy!