Planeta PUC

Planeta PUC - 01 nov 2022

Descobrindo a Multiversidade: estudantes da Escola Champagnat fazem tour pela PUCPR

Visita abriu novos horizontes para os jovens de Presidente Prudente (SP), que estão terminando o ensino médio

Grupo de estudantes posa na frente da Biblioteca Central

O terceirão é uma época de muitas descobertas e decisões complexas para o estudante do ensino médio. Ao passar por esse processo, é importante fazer as perguntas certas sobre o futuro, entendendo que existem multipossibilidades de respostas. Várias delas estão no universo do ensino superior, e conhecê-las facilita muito a caminhada de jovens como os estudantes da Escola Champagnat, de Presidente Prudente (SP).

Entre os dias 27 e 29 de outubro, 42 estudantes que estão trilhando essa jornada fizeram um tour guiado pela PUCPR, em Curitiba. Durante os três dias, eles participaram de atividades especiais que incluíram vivenciar cursos, conhecer laboratórios e instalações e conversar com coordenadores da Universidade. A imersão nesse universo de oportunidades oferecido pela PUCPR ajudou a ampliar os horizontes de muitos deles.

“Estando com esse pessoal a gente sente como realmente é estar em uma universidade, e como poderá ser pra gente no ano que vem”, conta Matheus Rizzo, um dos estudantes que participou da visita.

Universo PUCPR

A turma de estudantes visitou partes importantes do ecossistema da PUCPR, onde foi possível respirar um pouco do ambiente universitário. Um deles foi o Centro de Simulação Clínica, que é referência no país e utiliza tecnologias de ponta para ensinar estudantes da Saúde de forma realística.

Outro ponto visitado foi o LABCOM, onde estudantes de artes e comunicação tem acesso a palcos, instrumentos, estúdios de gravação, TV e rádio. O grupo também conheceu a Clínica Veterinária Escola, em que estudantes do curso prestam atendimento a animais da comunidade, e visitaram os museus de Zoologia, Anatomia e a Biblioteca da PUCPR.

Vivência que transforma

Poder observar e experimentar a realidade acadêmica de uma das maiores universidades do país trará reflexos positivos na vida dos estudantes, de acordo com o professor Luiz Fernando, que é mentor das turmas de terceiro ano e acompanhou a visita. “Traz para os estudantes uma grande expectativa e fará com que eles tomem melhores decisões”.

Viver essa experiência foi transformador para muitos dos estudantes da Escola Champagnat, como aconteceu com Bruno Satto. “Eu estava um pouco indeciso se ia fazer um curso técnico ou superior, mas depois dessa visita à PUCPR, decidi que vou prestar vestibular para entrar na universidade”, conta.

Aliança Educativa

Apresentar novas possibilidades a futuros estudantes do ensino superior é parte fundamental do trabalho da PUCPR com a educação. É por isso que a Aliança Educativa da instituição promove visitas como essa, trazendo estudantes do ensino médio para uma imersão na Universidade.

No caso da Escola Champagnat, a iniciativa partiu da diretoria da Aliança Educativa e da Reitoria, com o objetivo de estreitar os laços da PUCPR com os colégios da rede Marista. Mas vale lembrar: o PUCTOUR está disponível para todas as instituições de ensino de Curitiba, Região Metropolitana e de outros estados também.

Conheça mais sobre o PUCTOUR e saiba como agendar aqui