Reitoria

Reitoria - 11 out 2019

Medalhistas do JUPS se encontram com reitor da PUCPR

Com incentivo da Universidade, medalhistas seguem para desafio nacional

Três estudantes medalhistas em natação no JUPS – Jogos Universitários do Paraná – se encontraram nesta sexta-feira (11) com o reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski. Ele parabenizou e incentivou os campeões para a próxima fase da competição, que acontecerá em nível nacional.

estudantes-professores-e-reitor-durante-conversa-no-gabinete-da-reitoria
Estudantes são motivados pelo professor Waldemiro

O professor Waldemiro destacou a aplicação de valores aprendidos com o esporte, como trabalho em equipe, disciplina e resiliência, na formação acadêmica e social dos estudantes. Também ressaltou a importância do aprendizado que surge com a perda.

Luiza Schafacheki Lazier, acadêmica do quarto período de Nutrição, Eduardo Bergamaschi, do segundo período de Medicina e Thais Weiss Brandão, formanda em Psicologia, fazem aulas de natação desde quando crianças. Na PUCPR, eles treinam e representam a Universidade em competições. Com a conquista no JUPS, eles seguem para o JUBS – Jogos Universitários Brasileiros – que serão realizados em Salvador, entre 21 e 28 de outubro.

“Para mim é muito pela experiência de viajar para competir, conhecer uma cidade nova, conhecer pessoas que nadam bem, o que vale muito a pena”, diz Thais sobre sua expectativa para o JUBS. “A gente espera que, mais do que medalhas, eles tenham vivências importantes, aumentem suas experiências e que isso ajude na sua formação como pessoas”, afirma o professor André Turbay, da Diretoria de Cultura e Esporte.

atletas-medalhistas-da-pucpr-no-gabinete-da-reitoria-reunidos-com-reitor-e-dois-professores
Expectativa aumenta para próxima fase da competição

Para os universitários, as conquistas no esporte auxiliam também no avanço da carreira. “Eu comecei a fazer Nutrição por causa da nutrição esportiva, que sempre foi muito presente na minha vida porque a alimentação interfere muito no esporte”, comenta Luiza.

Na PUCPR, a prática de esportes é aberta a matriculados de todos os cursos. Anualmente, é possível se inscrever para participar das seletivas em diversas atividades e modalidades.

“Nós temos todo um critério de controle e presença para que eles possam ter um bom resultado, não só para a Instituição como para si mesmos, buscando sua superação”, explica o professor Almir Soares dos Santos, coordenador do Setor de Esportes.