Intercâmbio - 21 mar 2024

Um sonho de intercâmbio que esperou 38 anos

O estudante de Psicologia da PUCPR Edenilson de Almeida passou um semestre na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal

A possibilidade de realizar um intercâmbio acadêmico é um sonho para muitos estudantes brasileiros. Passar um período no exterior e vivenciar novas culturas, enquanto continua os estudos e adquire uma nova perspectiva, a partir de uma instituição estrangeira, é um ganho e tanto para os currículos. E foi isso que Edenilson de Almeida, aos 53 anos, estudante da PUCPR em sua segunda graduação, pôde vivenciar durante 6 meses fora.

Formado em Jornalismo e agora estudante do 7º período do curso de Psicologia da PUCPR, da Escola de Medicina e Ciências da Vida, Edenilson cursou um semestre letivo na  Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, em Portugal. Seu sonho estava ali desde os seus 15 anos. E, em 2023, tornou-se realidade.

“Foram os seis meses mais felizes de toda a minha vida. Eu realmente estava lá realizando um sonho acalentado durante 38 anos e foi muito importante para mim, pessoalmente, para a minha autorrealização conseguir estar lá” conta.

Para concretizar sua vontade, foi preciso organização e planejamento desde o início, até mesmo na escolha por uma universidade. Ao ingressar na PUCPR, em 2021, ainda em período de pandemia, já tinha em mente o que gostaria de viver durante o período de graduação e logo começou a ir atrás do que precisava para se enquadrar nos requisitos de um futuro intercambista.

Edenilson se organizou nos estudos e financeiramente, já que mesmo sem a necessidade de pagamento da mensalidade na PUCPR ou na universidade portuguesa, seria preciso se manter na cidade do Porto. E, em agosto de 2023, embarcou para o que seria a concretização de um desejo da adolescência.

O intercâmbio acadêmico, além de uma nova visão de forma de estudos, traz a multiculturalidade presente em universidades estrangeiras. Em sua sala de aula, por exemplo, além dos estudantes portugueses, Edenilson conviveu com intercambistas da Espanha, Itália e Alemanha. “Contei muito de experiências que a gente tem aqui no Brasil, ao nível geral, e algumas coisas específicas que a gente tem no curso que eles não têm lá. Então é uma troca, sim, realmente muito rica em todo esse período” destaca.

As disciplinas cursadas por ele, todas validadas em seu retorno à PUCPR, também trouxeram aspectos culturais e específicos de Portugal, já que foi possível entender mais sobre a regionalização e o lado prático da saúde e educação de um país do continente europeu.

O tempo para conhecer os principais pontos turísticos também foi previsto na agenda de Edenilson. Passou por locais conhecidos de Porto, como a Ponte Luís I, Estádio do Dragão, Casa da Música, Mercado Bom Sucesso, além de visitar outras cidades também na Espanha, Escócia, Reino Unido e França.

De volta ao Brasil em janeiro deste ano, Edenilson retorna com uma nova bagagem cultural, com mais conhecimento para partilhar, uma nova experiência para o seu currículo e o sentimento de que realizou o sonho de uma vida.

Estudantes podem experimentar oportunidades internacionais com a PUCPR

Os estudantes intercambistas da PUCPR contam com estrutura de suporte para a busca de oportunidades fora do país, apoio permanente durante o período no exterior e apoio na readaptação ao retornar ao Brasil. São 316 parceiras internacionais, de 44 países diferentes.

Mas, além do intercâmbio acadêmico, a PUCPR disponibiliza outras formas de experimentar a internacionalização, com possibilidades dentro e fora da Universidade. Programas como o Summer Institute, intercâmbios culturais e Dupla Diplomação, possibilitam uma formação internacional em instituições parceiras pelo mundo.

Para estudantes que desejam internacionalizar o currículo, sem necessariamente sair do Brasil, a PUCPR oferece diversas opções. Entre elas o Global Classes, um programa que oferta disciplinas em inglês e outras línguas no próprio Câmpus. Enquanto isso, o Buddy Program aproxima intercambistas e estudantes por meio do auxílio prestado ao estudante estrangeiro durante o tempo em Curitiba.

Fora de Curitiba, ainda há a possibilidade estudar em uma universidade francesa parceira da PUCPR em solo brasileiro. A SKEMA Business School, sediada em Lille, França, possui um campus em Belo Horizonte, que recebe estudantes de 22 nacionalidades.

Saiba mais sobre todas as oportunidades de experiência internacional com a PUCPR aqui.