Mestrado e Doutorado - 09 nov 2023

Toledo recebe curso de mestrado em Bioética

Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR inicia processo seletivo para ingresso em 2024

pesquisadores em laboratório segurando placa de petri
Imagem de Freepik

A PUCPR está ampliando as oportunidades de mestrado para moradores de Toledo e região, com o Programa de Pós-Graduação em Bioética (PPGB).

O processo seletivo contempla inscrição via e-mail, com entrega da carta de intenção e documentos, além de etapa remota e presencial no Câmpus de Toledo. As aulas, com início previsto para março de 2024, serão ministradas na modalidade remota com dois encontros presenciais em cada semestre no Câmpus de Curitiba da PUCPR.

“O curso possibilita ao estudante realizar estudos e pesquisas em Bioética atentas à visão integral da realidade, interdisciplinaridade, leitura crítica da realidade sociocultural, respeito à diversidade moral, cultural e religiosa e contextualização ampla dos assuntos abordados”, explica a professora responsável pelo Núcleo de Pesquisas do Câmpus Toledo da PUCPR, Adriana Dambros.

O Programa insere-se numa trajetória de mais de uma década em que a Universidade institucionalizou a preocupação com a questão da Bioética, sobretudo a partir da formação do Núcleo de Bioética, da constituição do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

O curso oportuniza que estudantes possam desempenhar o exercício pleno da cidadania e sejam capazes de tratar os temas abordados com ampla fundamentação antropológica, biológica, filosófica, teológica, jurídica, numa visão interdisciplinar, crítica e contextualizada.

Também tem como objetivo formar agentes de humanização das relações sociais, com ênfase nas relações em saúde, que promovam o atendimento integral à pessoa humana e contribuir na formação de profissionais atuantes em suas áreas específicas e abertos ao trabalho em equipe, numa visão interdisciplinar, crítica e contextualizada.

A duração do curso de mestrado em Bioética é de 24 meses. O edital do processo seletivo está aberto, e as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de novembro de 2023.

Leia o edital