Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 04 nov 2020

Quais as diferenças entre mestrado e doutorado? Entenda se eles são para você

Entenda o que é comum ou não entre os dois tipos de pós-graduação stricto sensu e amplie seus horizontes de carreira

mestrado; doutorado; pós-graduação stricto sensu; pós-graduação stricto sensu; stricto sensu; doutorado empresarial
PUCPR conta com mestrado e doutorado focados em empresas, ampliando as possibilidades para quem escolhe uma pós-graduação stricto sensu.

Mestrado e doutorado são tipos de pós-graduação stricto sensu, e até pouco tempo atrás eram destinados a pessoas que queriam seguir a carreira acadêmica com atividades de docência e pesquisa. Recentemente, a categoria stricto sensu ampliou suas possibilidades e hoje oferece modalidades profissionais diretamente voltadas para o mercado, desenvolvendo conhecimentos não só para a Academia, mas também para contribuição direta na sociedade.

Saiba mais: entenda o que é pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e MBA

Mas quais são as semelhanças e diferenças entre essas duas modalidades de pós-graduação? Entenda a seguir e amplie seus horizontes de carreira.

Qual a duração média de cada um?

Um mestrado costuma ter duração de 24 meses (dois anos), com carga horária e número de créditos que variam de programa para programa. O mais comum é que, durante o primeiro ano, o estudante curse as disciplinas de embasamento teórico, para trabalhar em sua dissertação durante o segundo ano.

Já o doutorado tem duração média de 48 meses (quatro anos) e normalmente requer o dobro do número de créditos de um mestrado. É possível validar disciplinas cursadas no mestrado como créditos de doutorado.

Quais são os pré-requisitos para cursá-los?

Para ingressar em um mestrado, o candidato precisa de conhecimento em ao menos uma língua estrangeira. Já para o doutorado, são necessários dois idiomas. O mais comum a ser exigido em ambos os programas é o inglês, já que grande parte dos resultados científicos ao redor do mundo são divulgados nesta língua, e a fluência facilita o processo de estudos.

Ter um projeto de pesquisa pode ser um pré-requisito nas duas pós-graduações do tipo stricto sensu – mas é mais comum no segundo caso.

Nem sempre é necessário ter feito um mestrado antes de ingressar em um doutorado. Nos casos em que o estudante já tem boa formação de iniciação científica, ou mesmo uma formação profissional que possibilite conhecimento na área, é possível optar pela entrada direta em um doutorado. Essa prática é mais observada nas áreas de saúde e de exatas.

Leia mais: dominar um segundo idioma amplia possibilidades em diferentes áreas da vida

Como posso aplicar os conhecimentos de um mestrado ou doutorado?

Tanto o mestrado quanto o doutorado podem ser aplicados na carreira acadêmica, seja em ensino ou em pesquisa.

No entanto, existem mestrados chamados de profissionais, em que o estudante atua diretamente conectado ao mercado e desenvolve pesquisas aplicadas às necessidades da sociedade.

doutorados com foco profissional são raros, mas existem. A PUCPR oferece uma modalidade de doutorado empresarial, em que o projeto é desenvolvido junto a uma empresa, entidade ou organização parceira, com um representante dividindo a orientação do trabalho com um professor da Universidade. Além da produção científica, essa categoria de doutorado também resulta em um produto, processo ou tecnologia com características inovadoras e impacto direto na sociedade.

Tanto no mestrado quanto no doutorado, o programa profissional tem o mesmo peso de um acadêmico.

Saiba mais: conheça os programas da PUCPR

Quais são os resultados de cada modalidade?

Os dois tipos de pós-graduação exigem uma produção científica para conclusão do curso.

No caso do mestrado, essa produção é uma dissertação, que caracteriza um trabalho de reflexão ou análise sobre um tema.

Já no doutorado, o trabalho de conclusão chama-se tese, que é uma pesquisa científica com contribuição ou descoberta inédita para a área de estudos em que o doutorado foi realizado, permitindo o avanço da ciência.