Intercâmbio - 23 jul 2020

Dominar um segundo idioma amplia possibilidades em diferentes áreas da vida

Da carreira ao lazer, saber uma língua além do português é importante para aumentar os caminhos a seguir

segundo idioma, falar outro idioma, home office, anywhere office, trabalhar para qualquer lugar do mundo

O inglês é uma realidade entre as exigências das empresas. Um estudo de 2019 do PUC Carreiras, mostrou que, nas vagas ofertadas no portal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a língua inglesa – nos níveis intermediário e avançado – é a segunda habilidade técnica mais requisitada. Ainda no campo do trabalho, dominar um segundo idioma pode ajudar a melhorar a renda. De acordo com uma pesquisa da Catho, empresa focada em recrutamento, isso pode representar um aumento de 52% no salário.

Mas não é só isso. Isabela Albuquerque, coordenadora do PUC Carreiras da PUCPR, explica que em um contexto de ampliação do home office, por conta das medidas de isolamento impostas pelo novo coronavírus, um idioma complementar pode colaborar para a conquista de uma posição em um mercado global.

“Se, por um lado, tivemos uma ampliação da competição causada pela globalização, abriram-se, também, uma série de novas oportunidades”, observa Isabela. “A pandemia acelerou a tendência de home office e nos traz uma nova onda, chamada anywhere office, ou seja, a possibilidade de trabalhar de onde quiser, para qualquer lugar do mundo. Mas, para isso, saber outra língua é fundamental”, explica.

Oportunidades de qualificação internacional

segundo idioma, falar outro idioma, qualificação internacional

Falar outra língua também amplia possibilidades em outros campos da vida, como o estudo e qualificação. A proficiência em inglês, espanhol, francês, ou qualquer outro idioma, abre caminhos para fazer cursos internacionais, intercâmbios e mesmo programas de MBA, mestrado e doutorado no exterior. Instituições como Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo, são algumas das que oferecem cursos online gratuitos em diferentes áreas de conhecimento.

De acordo com a coordenadora do PUC Carreiras, não é possível determinar o melhor momento para ter uma experiência internacional, entre graduação ou pós-graduação. O que ocorre, segundo ela, são diferenças no tipo de vivência e objetivo buscados pelo estudante. “O intercâmbio durante a graduação é muito valioso para formar a visão de cidadão global já no início da carreira. Uma vivência internacional no período de especialização, mestrado ou doutorado, por sua vez, promove uma experiência diferente, em que o estudante conseguirá ampliar sua visão profissional. A jornada é muito individual”, esclarece Isabela.

Para os programas de intercâmbio e de pós-graduação é fundamental comprovar conhecimento do idioma do país ou de outra língua – como o inglês – que a instituição de destino permita. Para facilitar esse processo, a PUCPR conta com o PUCPR Idiomas, que prepara estudantes e comunidade com os cursos de línguas e testes de proficiência, e com o PUC International, que tem opções de experiências internacionais para estudantes da graduação até o doutorado e parcerias com mais de 200 instituições estrangeiras.

Lazer e repertório pessoal também ganham

segundo idioma, falar outro idioma, segunda língua

Nem só para vida acadêmica e profissional serve um segundo idioma. Aquela série, anime ou J-drama – os doramas produzidos no Japão – podem ser melhor aproveitados com um conhecimento da língua e da cultura do país. Além de poupar tempo, já que não é necessário procurar legenda, ou a versão dublada. Na pior das hipóteses, treina-se o idioma enquanto assiste.

Também é possível ler uma quantidade ainda maior de livros, ouvir podcasts e assistir vídeos e TEDs que não sejam em português, ampliando o acesso ao conhecimento, o repertório, e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, já que alguns conteúdos estão disponíveis exclusivamente em idiomas estrangeiros.

PUCPR Idiomas

O PUCPR Idiomas é a escola de línguas da Universidade. São oferecidos cursos de inglês, espanhol, japonês, francês, italiano e alemão, em diferentes níveis de conhecimento, que buscam aprimorar as quatro habilidades linguísticas – ouvir, ler, falar e escrever – por meio de situações que refletem o cotidiano.

Durante a pandemia, as aulas do PUCPR Idiomas, assim como as outras disciplinas regulares da Universidade, também ocorrem normalmente com atividades remotas online, sem prejuízo para a aprendizagem dos estudantes.

Podem se inscrever estudantes da PUCPR, assim como colaboradores do Grupo Marista e pessoas da comunidade.