Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 29 out 2020

Entenda o que é Pós-Graduação Lato Sensu, Pós-Graduação Stricto Sensu e MBA

Conheça os caminhos possíveis na Pós-Graduação para direcionar sua carreira de forma assertiva

doutorado; pós-graduação; especialização; pós-graduação stricto sensu; mestrado

Entender os diferentes tipos de Pós-Graduações e suas especificidades pode ser muito importante para você fazer as escolhas mais adequadas para a sua carreira, além de ampliar os horizontes possíveis. Por exemplo: você sabia que hoje é possível fazer um mestrado ou um doutorado com foco profissional?

Atualmente, as Pós-Graduações são divididas entre Lato Sensu e Stricto Sensu, além de se falar sobre MBA. Mas como funciona cada uma e quais as diferenças entre elas?

O que é Pós-Graduação Lato Sensu?

O termo Lato, em latim, quer dizer “amplo” e Sensu quer dizer “sentido”. Ou seja, essa é uma Pós-Graduação na qual o profissional se prepara em um sentido amplo, portanto, de forma mais generalista sobre um tema. Esse tipo de Pós é comumente chamado de especialização.

Os cursos Lato Sensu têm duração mínima de 360 horas e, geralmente, são realizados em 12 meses. O objetivo é preparar os profissionais para que eles se atualizem ou adquiram novos conhecimentos mais rapidamente para atuar de forma qualificada ou se reposicionar no mercado de trabalho. Depois de concluir os estudos, o estudante recebe um certificado de especialista.

E o MBA, o que é? Ele é diferente da Pós-Graduação Lato Sensu?

A sigla MBA significa Master of Business Administration. Apesar do termo Master, o MBA é considerado um tipo de curso Lato Sensu. A diferença entre ele e uma outra especialização é que o MBA é focado nas áreas de gestão e negócios. Embora tenha um direcionamento para business, o MBA não é unicamente voltado a executivos e pode também ser de grande interesse para outros profissionais.

E o que é Pós-Graduação Stricto Sensu?

As Pós-Graduações Stricto Sensu são os cursos de Mestrado e Doutorado, que duram, respectivamente, dois e quatro anos. Essa modalidade visa preparar os profissionais de maneira mais aprofundada, geralmente em algum campo ou linha específica de conhecimento. Nesse caso, depois de concluir o programa, o estudante recebe um diploma de mestre ou de doutor.

Saiba mais: diferenças entre Mestrado e Doutorado

A Pós-Graduações Stricto Sensu são só para quem quer ser professor?

Até pouco tempo, essa era a percepção em relação às Pós-Graduações do tipo Stricto Sensu. Na prática, a principal aplicação dessa modalidade de estudos era mesmo a carreira acadêmica, com atividades de docência e pesquisa. Atualmente, porém, já existem os chamados mestrados e doutorados profissionais, que têm foco direto no mercado de trabalho e unem a aplicação do conhecimento ao aprofundamento típico das pós-graduações stricto sensu.

Leia mais: PUCPR tem mestrado profissional e doutorado empresarial, focados no mercado

O que precisa ter para entrar em uma Pós-Graduação?

Os processos seletivos para os programas de Pós-Graduação variam de acordo com a instituição e o curso, então é necessário observar quais os pré-requisitos. Porém, em ambos os casos – Lato e Stricto Sensu – é necessário ter um diploma de ensino superior (seja de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura).