Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 26 nov 2019

Série produzida por estudantes da PUC será lançada nesta sexta-feira

"Aurora" foi elaborada pelos 68 estudantes da matéria Laboratório de Criação de Séries Audiovisuais

Nessa sexta-feira (29), acontece o lançamento do episódio piloto da série Aurora, um projeto audiovisual desenvolvido por estudantes da PUCPR. A série conta a história de Béa, uma faxineira ex-presidiária que começa a trabalhar em uma biblioteca para refazer sua vida. Lá ela conhece Carolina, uma moça misteriosa e desorientada, a quem Béa decide ajudar. A trama é seguida por mistérios, descobertas e investigação, com uma pitada de drama e ação.

Estudantes durante garavação de cena em banheiro da PUCPR
Materiais utilizados foram cedidos pela Universidade, assim como a maioria das locações. Foto: divulgação

O projeto foi elaborado por 68 integrantes da matéria Laboratório de Criação de Séries Audiovisuais, oferecida na Escola de Comunicação e Artes, entre acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Música e Marketing. Cada um deles realizou uma função no desenvolvimento da série.

Quem organizou e coordenou a equipe foi o professor Carlos Alberto Debiasi. Ele explica que a prática de laboratório é diferente das matérias tradicionais, porque implica uma atuação ativa dos estudantes na criação. “Trabalhar com 68 estudantes em um único projeto é bastante inovador –assim como pensar no produto série é inovador dentro da Universidade. Vivemos em uma era de ouro das séries, que se destacam pela sua qualidade de produção e jeito diferenciado de storytelling. Partimos do pressuposto que se a coletividade é colocada para pensar em um material, ele pode ser potencializado. E chegar a um resultado exibido publicamente, já vai ser uma vitória”, diz.

Paula Moran, estudante do 7º período de Jornalismo, a matéria de Laboratório de Criação de Séries Audiovisuais trouxe conhecimentos para além da sua formação. “Eu amei a aula, foi a melhor matéria que eu me inscrevi esse semestre. A experiência foi bastante enriquecedora”.

Cinco estudantes na Biblioteca da PUCPR gravando cena da série
Algumas cenas do episódio foram gravadas na biblioteca da PUC. Foto: divulgação

O estudante do 8º período de Marketing Lucas Fernando Cavassin comenta que ele e seus colegas buscavam uma matéria nova, fora do curso. “Eu aprendi coisas que nem fazia ideia de como funcionavam, tem sido bem divertido. Mas nessa matéria não foi apenas diversão, tivemos momentos de correria também. Acredito que no fim das contas me gerou empatia pelos setores de produção de uma série, por ver os perrengues que podem surgir nas gravações e adquiri conhecimento técnico também”, afirma.

Série Aurora:
Data: 29 de novembro
Horário: 19h
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho) – Auditório Tristão de Ataíde (Bloco Amarelo)