Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 14 nov 2019

Quarta edição do Prêmio Universitário Cabeça bate recorde de inscrições

Cerimônia premia as melhores produções desenvolvidas pelos estudantes de Jornalismo da PUCPR

A quarta edição do Prêmio Universitário Cabeça (PUC), que premia os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de Jornalismo da PUCPR, bateu recorde de inscrições, com 280 trabalhos concorrendo em 16 categorias. A cerimônia de premiação acontece na próxima quinta-feira (21), às 9h, no auditório John Henry Newmann, no Câmpus Curitiba da Universidade.

vencedores-da-terceira-edicao-do-premio-cabeca-em-pelco-de-auditorio
Estudantes de Jornalismo são premiados anualmente com melhores trabalhos do curso

Nesta edição, o Prêmio tem como apoiadores a Barion, empresa referência em produção de wafer, chocolate e similares; e a PUCPRESS, editora Universitária da PUCPR e responsável por conteúdos acadêmicos e profissionais como livros digitais e impressos e revistas científicas.

Criada em 2016, a cerimônia promove o reconhecimento da produção acadêmica e laboratorial dos acadêmicos. A finalidade é incentivar a realização de trabalhos que apresentem temáticas diversas, qualidade técnica e inovação em linguagem, formato e plataforma.

Os trabalhos são avaliados, em cada categoria, por dois jornalistas atuantes no mercado, a deles são egressos da PUCPR, como é o caso de Daniela Borsuk, formada em 2017 e hoje trabalhando no portal de notícias da Rede Massa. Outra convidada é Katna Baran, ex-repórter da Gazeta do Povo, especializada na cobertura da Operação Lava Jato e atualmente freelancer, com colaboração para UOL e Folha de S. Paulo, entre outros veículos.

Os critérios de avaliação são relevância do tema, criatividade na abordagem, correção e clareza das informações, uso de fontes diversas e qualidade técnica do trabalho. Ao vencedor de cada categoria será concedido um troféu, e ao segundo e terceiro lugares serão concedidos certificados.

Conheça as 16 categorias do Prêmio:
1. Reportagem impressa para jornal: reportagem textual produzida para jornal impresso, com temática livre.
2. Reportagem impressa para revista: reportagem textual produzida para revista impressa, com temática livre.
3. Reportagem para web: reportagem textual em ambiente digital, com ou sem multimídia, com temática livre.
4. Reportagem para rádio: reportagem única, com temática livre.
5. Reportagem para televisão: reportagem única, com temática livre.
6. Produção de jornalismo literário e/ou opinativo: texto enquadrado no jornalismo literário, podendo ter sido produzido para meios impressos ou digitais; texto jornalístico do gênero opinativo.
7. Fotografia jornalística: fotografia jornalística avulsa ou conjunto de imagens fotojornalísticas.
8. Radiodocumentário/Reportagem em áudio e rádio seriada: documentário sonoro com conteúdo jornalístico livre; reportagem, com temática livre, em formato seriado.
9. Videodocumentário: documentário em vídeo, com temática livre.
10. Webdocumentário: webdocumentário: conteúdo multimidiático, centrado na Web, explorando um tema em profundidade, com uso de múltiplas linguagens.
11. Projeto Jornalístico livre: esta categoria abrange todos os trabalhos não relacionados nas outras categorias, como sites temáticos, produtos transmídia, produções ficcionais, material de Branded Content, blog, newsgame, aplicativo, cobertura especial, conteúdo e gerenciamento de redes sociais entre outros.
12. Projeto de assessoria de comunicação: projeto para assessoria de comunicação, incluindo ou não assessoria de imprensa, com fundamentação do trabalho desenvolvido e atendimento de cliente real. Deve constar no trabalho a descrição da assessoria e do cliente atendido, apresentação de levantamentos de dados sobre o cliente, diagnóstico e planejamento de comunicação desenvolvido, com ou sem implantação de ações.
13. Produção gráfica jornalística: design de página impressa para jornal, revista, livro ou qualquer outro produto; infográficos: informações com elementos gráfico-visuais, utilizando-se de textos curtos e números.
14. Pesquisa jornalística: esta categoria não permite inscrições; será premiada a melhor monografia defendida nos anos de 2018 e 2019, a partir de julgamento da comissão organizadora do prêmio.
15. Livrorreportagem: livro-reportagem, com temática livre.
16. Ficção: produto de ficção, com temática livre, em plataforma sonora ou audiovisual, desenvolvido no âmbito de disciplinas do curso.

A Comissão Organizadora é formada pelos professores Criselli Montipó, Lenise Klenk, Luana Navarro, Rafael de Andrade, Renan Colombo, Paulo Camargo e Suyanne Tolentino.