Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 05 abr 2019

Professor da PUCPR publica artigo sobre carros autônomos na Science Robotics

Fábio Duarte, professor do PPGTU, buscou compreender transformações causadas nas cidades a partir dessa tecnologia

Carros autônomos são um dos assuntos mais discutidos no meio científico quando se trara de mobilidade urbana, já que representam uma futura grande transformação na forma como nos movemos e transportamos cargas. Esse é o tema de uma pesquisa desenvolvida pelo professor Fábio Duarte, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR. O artigo, produzido no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, foi publicado em março na revista Science Robotics, uma das mais importantes do mundo no setor de tecnologia.

Empresas de logística, transporte ou de tecnologia, como o Google, investem no estudo e desenvolvimento de carros autônomos. Além da diminuição do tráfego, essas inovações vão impactar no espaço destinado a estacionamentos, organização de vias, entre outros aspectos de mobilidade nas cidades (como sensores, tecnologias digitais, telecomunicações), que devem se preparar para essa transformação.

Conforme o professor Fábio, pesquisas já desenvolvidas na área se concentram, principalmente, nos próprios veículos, deixando de lado o ambiente em seu entorno: “apesar das milhares de comunicações em congressos, centenas de patentes, artigos científicos e milhões de dólares investidos na tecnologia para veículos autônomos, pouco se tem estudado sobre os aspectos sociais e urbanos”.

Ele diz que a cidade deve ser entendida, também, a partir da interação entre pessoas e tecnologia: “Nesta pesquisa, mostro que a cidade é um conjunto social e tecnológico complexo, que também está passando por transformações”, afirma.