Destaque - 01 abr 2019

Evento realizado pela PUCPR trouxe ao palco Monja Coen e Irmão Natalino

Abordagem filosófica construiu debate sobre interioridade em tempos de hiperconexão

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a palestra “Vida on e off: educação para interioridade em um mundo hiperconectado”, evento que reuniu Monja Coen e o teólogo Irmão Natalino de Souza no Teatro Marista Santa Maria. A palestra proporcionou a reflexão sobre a importância que damos à vida e a maneira com que cada um acha seu caminho e sua verdade.

Monja Coen ensina meditação durante evento no Colégio Marista Santa Maria

Ao iniciar o encontro ensinando uma meditação, Monja Coen expôs como banalizamos a vida e não damos importância às pequenas coisas, como um diálogo ou um almoço em família. Em uma realidade na qual as pessoas recebem diversos estímulos do mundo virtual, encontrar um tempo para a interioridade se torna uma tarefa difícil.

Por conta da rede, as pessoas vivem o tempo todo no modo “on” que, segundo a Monja, significa não conseguir se desligar, ficar aprisionado à eventos menores que a própria vida. Ela lembra que o excesso de liberdade e escolhas faz com que as pessoas percam a noção do que é certo, ético e moral.

Monja Coen defende que conexão pode afetar relações na vida real

Para ela, é preciso equilíbrio. Abordando um dos principais preceitos do budismo, a monástica explica o valor de manter a atenção plena e o prazer da presença absoluta. “Estar conectado é bom, mas não podemos ser sugados pela tecnologia e esquecer do prazer da presença”, explica. Englobando questão da educação, Coen aconselha que a relação entre alunos e professores seja de maior conexão e envolvimento e que, para tornar o mundo mais humano, momentos de silêncio e meditação deveriam ser agregados às salas de aula.

*Texto escrito pelas estudantes Maria Cecília Zarpelon e Mariana Castilho, do curo de Jornalismo da PUCPR