Iniciação Científica - 05 jun 2018

PUCPR vence Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora no Paraná

Instituição foi a primeira colocada na categoria Ensino Superior

A PUCPR foi a vencedora na categoria “Ensino Superior” do Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora no Paraná. A premiação busca iniciativas inovadoras e bem-sucedidas de ensino de empreendedorismo em Instituições de Ensino Formal, que possam inspirar novas práticas e transformar o ecossistema empreendedor educacional.

A PUCPR conquistou o prêmio com a equipe I9PUC, que apresentou as iniciativas de educação empreendedora nos Câmpus Curitiba, Londrina e Maringá. O time formado pelos professores Paulo César Porto Martins, Sara Regina Hokai, Adriana Martello Valero e Galileu Limonta Maia mostrou que a educação empreendedora abrange os mais diversos níveis de formação na Universidade: seja em cursos de Extensão, Especialização ou nas disciplinas voltadas ao empreendedorismo nos cursos de Graduação. A PUCPR conta com um total de 86 cursos impactados pela temática do empreendedorismo.

“Esta premiação é a concretização das conquistas da PUCPR no ano de 2017 no âmbito da educação empreendedora. A inovação e o empreendedorismo vêm recebendo atenção especial  dentro da instituição, um exemplo disso é a recente criação do Centro de Empreendedorismo que tem como objetivo ser o ponto central das ações do empreendedorismo da PUCPR, promovendo cultura empreendedora com foco na vivência e formação de professores e estudantes”, destaca o professor Paulo César Porto Martins, um dos integrantes da equipe vencedora e coordenador do Centro de Empreendedorismo da PUCPR.

A instituição também tem eventos já consolidados em sua grade, cujo tema central é o empreendedorismo: PUC no Vale, que oportuniza experiência empreendedora por meio de missão técnica no Vale do Silício – EUA; Coletiva, semana acadêmica da Escola de Negócios, sempre com o tema empreendedorismo e inovação; SEMIC (Seminário de Iniciação Científica da PUCPR); Outubro Rosa, evento da Escola de Negócios que surgiu em 2014 para sensibilização da prevenção ao câncer de mama e sempre conta com palestras de mulheres empreendedoras e inovadoras; PIBEP (Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo PUCPR). É um programa de fomento ao espírito empreendedor de estudantes de Graduação, Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) da PUCPR, por meio da educação empreendedora e da germinação de projetos empreendedores; Hotmilk Winter Meeting, programa destinado a quem gostaria de saber mais sobre empreendedorismo e inovação; Hotmilk: Programa de aceleração com a Telefônica, que tem o objetivo de apoiar a criação de negócios de alto potencial, promovendo conhecimento, conexão e alavancagem para startups; Hotmilk: Programa Aceleradora Libria, Libra é uma aceleradora de impacto social. O programa da aceleradora acontece na Hotmilk anualmente.

Além disso, a PUCPR promove ações esporádicas de estímulo ao empreendedorismo, como programa de apoio às startups, hackathon, meetup, workshops, oficinas, cursos, palestras etc. Foram mais de 110 ações dessa natureza em 2017.

“É importante destacar a forte parceria que estamos construindo com o SEBRAE, que ao longo dos anos vem contribuindo de maneira significativa com as diversas ações empreendedoras e inovadoras da PUCPR”, afirma o professor Paulo César Porto Martins.