Destaque

Destaque - 24 mar 2023

PUCPR retorna com os Grupos de Meditação para sua comunidade acadêmica e externa

Atividades fortalecem espiritualidade e contato consigo mesmo

card dos grupos de meditação - programa de saúde espiritual

A PUCPR reconhece que, em meio à agitação do dia a dia, é fácil perdermos contato com o nosso verdadeiro eu. Com o objetivo de promover a qualidade de vida e o bem-estar, além de fomentar a espiritualidade por meio de práticas meditativas, a Diretoria de Identidade Institucional anuncia que as inscrições para os Grupos de Meditação do 1º semestre de 2023 já estão disponíveis.

As meditações serão realizadas uma vez por semana, com ciclos de 8 encontros para cada modalidade, com início a partir de 10 de abril. Estudantes, professores e colaboradores podem participar de duas formas: presencial, na Sala Thomas Merton – Prédio da Diretoria de Identidade Institucional (ao lado da Clínica Odontológica), e online – por transmissão ao vivo. O público geral pode participar apenas no formato online.

Práticas meditativas

Serão oferecidas 4 modalidades diferentes conduzidas por professores(as) e colaboradores(as) da PUCPR.

Conheça cada uma delas:

– Exercícios de Atenção Plena: eles podem auxiliar na concentração e no manejo das emoções. Vamos aprender a estar presentes e ter maior consciência sobre o corpo e a mente.

– Meditação Oriental: esta modalidade combina conceitos e práticas das mais antigas experiências de meditação da humanidade.

– Exercícios de Respiração e Concentração: algumas técnicas de respiração podem favorecer o processo de concentração e melhorar a qualidade de vida durante a jornada de estudos. Nestas práticas, vamos aprender a respirar melhor e a cuidar de si.

– Exercícios Espirituais Inacianos: utilizando o método desenvolvido por Santo Inácio de Loyola, por meio da contemplação ativa, buscamos uma lógica de conhecimento existencial.

O especialista em educação para a interioridade, da PUCPR, e um dos facilitadores das meditações, Valcir Moraes explica que “cada modalidade de meditação possui métodos e conteúdos específicos, mas que convergem para o objetivo de oportunizar experiência de espiritualidade e de fomento da cultura do cuidado. A universidade é um lugar favorável para essa experiência”.

Confira os horários disponíveis e inscreva-se gratuitamente. As vagas presenciais são limitadas.