Reitoria - 17 maio 2023

PUCPR recebe visita da delegação da Finlândia

Universidade tem acordos de cooperação com instituições do país

comitiva da Finlândia
Foto: Cassiano Rosário

Manter parcerias com universidades de diversos países é essencial para estar alinhada com as pesquisas, formas de ensino, internacionalização e estreitar laços educacionais.

Por isso, a PUCPR recebeu a delegação finlandesa, composta pela Sra. Johanna Karanko; Embaixadora da Finlândia no Brasil; Sra. Roseanna Fontana – Cônsul Honorária da Finlândia em Curitiba e ex-aluna da PUCPR, onde cursou sua graduação e mestrado; Sra. Johanna Kivimäki; – Conselheira de Educação do Ensino Superior e Ciência; Sr. Matti Landim Presidente da Business Finland e Tenente Jenifer – Ajudante de Ordens da Casa Civil.

Durante a visita a Embaixadora ressaltou que busca parcerias com Universidades que têm em suas premissas a pesquisa e a inovação, dois pilares da PUCPR. Ela também comentou da felicidade em ver que um dos pilares da instituição é a sustentabilidade.

Cooperação acadêmica

Atualmente temos dois acordos de parceria com instituições finlandesas, são eles:

SEAMK University of Applied Sciences, Seinäjoki, cooperação de parceria bilateral entre todas as faculdades. Ele é destinado para estudantes de graduação/bacharelado e pós-graduação/mestrado.

University of Oulu, Oulu cooperação de parceria bilateral entre todas as faculdades. Ele é destinado para estudantes de graduação/bacharelado e pós-graduação/mestrado.

Em sua fala, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, destacou essas parcerias “Somos imensamente honrados por termos dois projetos com Universidades da Finlândia. Mas somos mais ainda honrados porque temos certeza de que os números que revelam que a Finlândia se tornou uma referência educacional não são apenas números; são expressões de esforços, de políticas públicas, de investimentos, de parcerias, de hospitalidades; e mais ainda: são manifestações de que educar é a única saída para sermos mais humanos ainda. Educar, como afirmava Marcelino Champagnat, é uma obra de amor. Podemos perceber que tanto a PUCPR quanto a Finlândia têm investido em amor, tem investido em educar, tem investido em formar “Gente Boa”.

Gente Boa

Parte da comitiva finlandesaNa PUCPR quando os estudantes recebem o seu diploma de graduação também recebem o de Gente Boa, uma forma de lembrá-los que são profissionais capacitados não apenas para atender as suas demandas profissionais, mas também contribuir para termos uma sociedade cada vez mais solidária e justa.

Uma das ações realizadas durante a graduação para aproximar os estudantes das necessidades da comunidade externa é o Projeto Comunitário, no qual participam de iniciativas com crianças, idosos, demandas ambientais, dentre outras.

Comitiva PUCPR

Entre as autoridades presentes estavam o Presidente do Grupo Marista, Irmão Vanderlei Siqueira Santos; o Representante do Marista Brasil, Sr Ricardo Maris. O Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci; o Vice-Reitor, Prof. Vidal Martins; o Chefe de Gabinete André de Azevedo; o Pró-Reitor de Desenvolvimento Educacional, prof. Ericson Sávio Falabretti; a Pró-Reitora de Operações Acadêmicas, Profª Andreia Malucelli; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Paula Cristina Trevilatto; o Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão, Prof. Fabiano Incerti.

Também estavam presentes os Decanos(as) das Escolas:

Prof.ª Angela Leitão – Decana da Escola de Belas Artes

Prof. André Folloni – Decano da Escola de Direito

Prof. Cesar Candiotto – Decano da Escola de Educação e Humanidades

Prof. Jose Knopfholz – Decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida

Além da equipe de Diretores Administrativos e de Áreas e colaboradores em geral:

Diretores Administrativos e de Áreas e colaboradores em geral;

Daniela Gumiero – Diretora de Planejamento e Estratégia;

Filipe Ignês – Diretor de Operações Financeiras;

Prof. Marcelo Mira – Diretor da Internacionalização;

Prof. Fernando Luciano Bittencourt – Diretor da Hotmilk;

Carlos Borsa – Diretor da Pós-graduação lato sensu;

José Ricardo Moro – Gerência de Tecnologia;

Viviane Martins Mader – Coordenadora de Relacionamento da Internacionalização.

Membros do Governo do Estado, Cerimonial e Casa Militar completaram os presentes.