Destaque - 16 abr 2024

PUCPR recebe estudantes de Pós-Graduação do Timor-Leste

Cooperação com a universidade timorense contempla a vinda de estudante para o Câmpus Curitiba

Na última semana, a PUCPR acolheu mais três estudantes timorenses que cursarão Mestrado em Filosofia na Universidade. A iniciativa, resultado de um convênio de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) e a Universidade Nacional Timor Lorosa´e.

O Timor-Leste é um pequeno país localizado no sudeste da Ásia, na metade oriental da Ilha do Timor. Sua capital é Díli. Foi uma colônia portuguesa até conseguir sua independência em 1975, seguida de uma ocupação da Indonésia até 2022, quando se tornou independente. Com uma rica mistura de culturas e 39 línguas faladas, o tétum e o português são as línguas oficiais.

Esse acordo de cooperação entre a PUCPR e a Universidade Nacional do Timor-Leste ainda prevê a realização de uma Programa de Iniciação Científica Júnior, atualmente acompanhado por pesquisadoras da PUCPR (Profa. Dra. Mirian Gubert e Profa. Dra. Daniele Saheb). A parceria ocorre em uma escola parceira no país.

A reunião de acolhida contou com a participação da Profa. Cleybe Vieira, coordenadora de Iniciação Científica da PUCPR, Michele Oliveira, Diretora da PUCPRess, as professoras Mirian Gubert do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Daniele Saheb do Pós-Graduação em Educação, do professor Léo Peruzzo do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e dos estudantes timorenses Zeca Ramiro Mota de Araújo, Moisés Soares Magno e Nilton Alves do Rosário.