Pesquisa

Pesquisa - 31 mar 2021

PUCPR realiza II Simpósio Internacional sobre Transumanismo

O tema do evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR é saúde e performance corporal

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, por meio do Centro Hans Jonas Brasil e da Cátedra Hans Jonas da PUCPR, realizará o II Simpósio Internacional sobre Transumanismo. O evento acontece entre os dias 26 e 28 de maio de 2021 e tem como tema Health and body performance.

O evento reunirá algumas das mais proeminentes personalidades das pesquisas transhumanistas do mundo, entre as quais está a diretora executiva da organização Humanity+, com sede nos Estados Unidos. Além dela, o Simpósio receberá Gennady Stolyarov II, presidente do partido Transumanista dos Estados Unidos; Prof. Dr. Stefan Lorenz Sorgner, do Departamento de História e Humanidades da John Cabot University, de Rome; e o Prof. Paolo Benanti do Departamento de Teologia Moral da Pontificia Università Gregoriana, de Roma, entre outros convidados cujos estudos são reconhecidos nacional e internacionalmente.

O Simpósio tem por objetivo promover um espaço de discussão das questões centrais do transumanismo, suas expectativas e oportunidades. Os especialistas reunidos analisarão as ideias polêmicas, as promessas utópicas e os desafios éticos suscitados por essa instigante corrente de pensamento. O evento pretende ainda debater, sob diferentes perspectivas, as promessas desenvolvidas ao longo do século XX em torno de temas como manipulação genética, prolongamento da vida, controle de comportamento, criogenia, inteligência artificial, entre outros aspectos.

Os debates do Transumanismo

Como movimento plural, o transumanismo deve ser analisado para além do embate entre biodefensores e bioliberais, ou entre pensadores anti-melhoramento e anti-anti-melhoramento. O termo, assim, reúne diversos movimentos de matriz filosófica, cultural e ideológica, muitas vezes distintos, que pretendem aprimorar a espécie humana por meio de procedimentos tecnocientíficos.

Nesse sentido, pretende-se analisar o transumanismo como um produto do progresso e do crescimento tecnológico e científico do século XX, envolvendo áreas e aspectos distintos como o desenvolvimento da biotecnologia, das ciências da informação, das ciências cognitivas e biológicas, além da nanotecnologia. Por isso, o evento pretende discutir o que é o ser humano, sob que imagem pretende-se melhorá-lo e quais as consequências dessas alterações, do ponto de vista ontológico, epistemológico, ético e político.

Para saber mais sobre o evento e realizar sua inscrição, acesse aqui.