Escola de Ciências de Vida

Escola de Ciências de Vida - 11 ago 2022

PUCPR realiza abertura do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)

Cerimônia contou com a presença de representantes da Escola de Medicina e Ciências da Vida e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

Na última quarta-feira, dia 10 de agosto, aconteceu a cerimônia de abertura do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) na PUCPR. Na ocasião estiveram presentes estudantes de graduação que farão parte do projeto, docentes e o Decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida, José Knopfholz, e da Secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas.

O Programa está em sua 10ª edição e é a primeira vez que a PUCPR participa com um projeto que tem como objetivo geral implementar ações de ensino-pesquisa-extensão com ênfase na interprofissionalidade e na integralidade da atenção, frente as repercussões da Pandemia de COVID-19.

Ao todo, estarão envolvidos 61 participantes, dentre professores tutores, profissionais de saúde como preceptores nos cenários de prática e estudantes de oito cursos da área de saúde, que são eles:

• Educação Física
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Psicologia

Ao apresentar o plano do projeto durante o evento, a Coordenadora do projeto PET-Saúde Gestão e Assistência, professora Luciana Elisabete Savaris, lembrou aos estudantes presentes o propósito de todos estarem ali: “Acho que temos um objetivo muito grande que é essa integração: ensino, serviço e comunidade. Que a gente consiga atingir sim a nossa população, a nossa comunidade. Que essas ações sirvam para a nossa formação e que reverberem para pensar a nossa prática enquanto profissional de saúde, mas que a gente consiga de alguma forma trazer um benefício, pois não foram anos fáceis. Não tem sido fácil para a nossa população”, disse após fala da Secretária Beatriz Battistella, em que ela salientou as principais dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) pós-momentos mais críticos da pandemia.

O programa terá a duração de um ano e todos os envolvidos trabalharão de forma integral dentro de dois eixos, gestão em saúde e assistência em saúde, divididos em 5 grupos tutoriais:

– Avaliação e Monitoramento;

– Tecnologia da Informação;

– Condições Crônicas;

– Saúde mental;

– Promoção da saúde.

O que é PET-Saúde?

Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

Visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da área.

PET-Saúde tem como meta a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo para o fortalecimento de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.