Destaque - 08 ago 2022

PET-Saúde da PUCPR e Secretaria Municipal de Saúde é aprovado

Conheça os estudantes selecionados para as bolsas de atendimentos em comunidades carentes

A PUCPR em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba recebeu a aprovação de um projeto, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, responsável pela seleção dos projetos para o PET-saúde/Gestão e Assistência 2022/2023.

O Projeto da PUCPR propõe a atuação de cinco grupos tutoriais com ações de ensino-pesquisa-extensão com ênfase na interprofissionalidade e na integralidade da atenção para diagnóstico e enfrentamento das repercussões da pandemia de COVID-19, principalmente no que se refere às condições crônicas e à saúde mental.

Pretende-se oportunizar a produção de conhecimento e implementar ações conjuntas articuladas entre profissionais com as demandas que emergiram da pandemia com o objetivo de favorecer o processo ensino aprendizagem e melhorar a qualidade de vida da população.

PET-Saúde

O PET-Saúde é um Programa Interministerial, que une Ministério da Saúde e Ministério da Educação, conduzido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), que visa promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede pública de saúde, de forma que as necessidades dos serviços sejam fonte de produção de conhecimento e pesquisa em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, caracterizando-se como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como a iniciação ao trabalho, dirigida aos estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo em perspectiva a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas Instituições de Ensino (IES).

Seleção de estudantes bolsistas e voluntários para o PET- Saúde

De 23/06 a 28/07 estão abertas as inscrições para seleção de estudantes bolsistas e voluntários regularmente matriculados na PUCPR para participação no PET-Saúde. Inscreva-se aqui.

Ao todo serão ofertadas 80 vagas (40 com bolsa e 40 voluntárias) destinadas para oito cursos da área da saúde:

– Enfermagem (07 vagas com bolsa e 07 voluntárias);

– Medicina (05 vagas com bolsa e 05 voluntárias);

– Odontologia (04 vagas com bolsa e 04 voluntárias);

– Nutrição (05 vagas com bolsa e 05 voluntárias);

– Fisioterapia (04 vagas com bolsa e 04 voluntárias);

– Psicologia (05 vagas com bolsa e 05 voluntárias);

– Farmácia (05 vagas com bolsa e 05 voluntárias);

– Educação Física (05 vagas com bolsa e 05 voluntárias).

Leia o edital completo e saiba como participar.

Confira aqui os selecionados para o Projeto.