Destaque

Destaque - 12 fev 2021

PUCPR promove a Semana do Bem-Estar

Evento contará com convidados especiais para compartilhar conhecimentos e promover reflexões sobre o tema a nível individual e coletivo

semana do bem-estar; bem-estar; saúde mental; atividade física; espiritualidade

O momento de pandemia trouxe desafios novos e escancarou a necessidade de olharmos com mais carinho e cuidado para o nosso bem-estar coletivo e individual. Pensando nisso, a PUCPR realiza, de 23 a 26 de fevereiro, a Semana do Bem-Estar, um evento online que busca promover atividades, compartilhar conhecimentos, experiências, e promover reflexões relacionadas a esse tema, a nível individual e coletivo.

Promovido pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, por meio da Diretoria de Cultura e Esporte, a ação contará com uma programação diversificada voltada à comunidade acadêmica e ao público externo.

Bem-estar em uma visão ampla

Estão previstas palestras, oficinas e bate-papos sobre nutrição, saúde mental, atividade física, espiritualidade, entre diversos outros temas, com a participação de convidados especiais de destaque nacional, pesquisadores de relevância internacional e profissionais especializados atuantes em setores variados da PUCPR.

Entre eles, estão o ex-jogador da Chapecoense e sobrevivente do acidente aéreo com a equipe do clube em  2016,  Jakson Follmann; a Diretora Acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA) e Pós-Doutora em Neurociência, Rosana Alves; a Doutora em Nutrição e autora do best-seller “O Peso das Dietas”, Sophie Deram, bem como o Pós-Doutor em Teologia, Joachim Andrade.

Movimentando o corpo

Além dessa programação – que você confere em detalhes abaixo – a Semana do Bem-Estar também está prevendo um momento, em todos os dias de evento, para os participantes mexerem o corpo e superarem os limites.

Para participar dos desafios – que têm intensidades diferentes – é necessário se inscrever de forma específica neste link.

Programação Semana do Bem-Estar

Confira abaixo a programação completa do evento e inscreva-se! As transmissões ocorrerão via zoom e no canal da PUCPR no Youtube. Fique atento, você receberá os links por e-mail.

Dia 23 de fevereiro

15h – APRENDEMOS MELHOR QUANDO NOS SENTIMOS BEM?

A equipe do Serviço de Apoio Psicopedagógico da PUCPR, o SEAP, participa da Semana do Bem-Estar promovendo uma importante reflexão sobre as relações do bem-estar e da qualidade de vida com os processos de aprendizagem. A palestra será ministrada pela psicopedagoga especializada em Neuropsicologia Educacional, Kriscieli Fonsaca.

17h – QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL

A equipe do Serviço de Apoio Psicopedagógico da PUCPR, o SEAP, participa da Semana do Bem-Estar nesta oficina dando dicas para o cuidado com a saúde mental e orientações para uma vida equilibrada e de qualidade. A palestra será ministrada pela Mestre em Psicologia e especialista em Desenvolvimento Gerencial e Orientação Profissional, Josilayne Lima de Melo.

19h – ENTUSIASMO E SUPERAÇÃO COM JAKSON FOLLMANN

Conheça a emocionante história de superação do ex-futebolista brasileiro da Chapecoense, um dos seis sobreviventes da queda do voo Lamia 2933, em novembro de 2016. Após contar sua história, Jakson Follmann participará de um bate-papo com os paratletas do setor de Esportes da PUCPR e atenderá perguntas enviadas pelo público.

Dia 24 de fevereiro

15h – EXPERIÊNCIA E BEM-ESTAR NO OLHAR DA 3ª IDADE

A equipe do Núcleo Avançado da Pessoa Idosa, o NAPI, vai promover reflexões, dar orientações e compartilhar experiências de bem-estar pelo olhar da terceira idade. O mundo se transformou e essa mudança impacta a todos. Com o objetivo de contribuir com as adaptações, e expandir nosso campo de visão e entendimento, convidamos você para um encontro virtual, para analisar, debater e ouvir as experiências vindas dos alunos do NAPI.

17h – JARDINAGEM PARA TODOS

Seja no apartamento, em casa ou até no ambiente de trabalho, uma plantinha contribui para o bem-estar, pelo prazer de cuidar ou pelo impacto que causa no ambiente. Nesta oficina, a agrônoma e técnica em jardinagem Maria Varlene Bandeira Kuhn, a querida Val, e o arquiteto e urbanista Marlos Hardt, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, nos oferecem dicas de como escolher, cultivar e cuidar das plantas e do seu ambiente.

19h – DRA. ROSANA ALVES: BEM-ESTAR NO MUNDO DIGITAL

A Semana do Bem-Estar da PUCPR recebe a Dra. Rosana Alves, Diretora Acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA) e Pós-Doutora em Neurociência, para falar sobre como manter a qualidade de vida em meio ao volume expressivo de informações e interações digitais e seu crescimento no cenário atual. Após sua palestra, a Dra. Rosana Alves baterá um papo com a equipe da Biblioteca Central da PUCPR sobre os desafios das mudanças do acesso à informação para os meios digitais, especialmente em tempos de pandemia.

Dia 25 de fevereiro

15h – PROJETO SOCIAL E COMUNITÁRIO-IDEALIZAR SONHOS

Um bate-papo com o Prof. Valdecir Anacleto Barbosa, coordenador de projeto social na Ação Social São Vicente de Paulo – Toledo/PR, e com a Profa. Débora Ester Feola Bana, Coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários da PUCPR. O prof. Valdecir apresentará o projeto de sucesso que impactou a vida de crianças por meio do esporte. A profa. Débora falará sobre a importância dos projetos comunitários para a formação integral.

17h – ESTRATÉGIAS PARA O EQUILIBRIO NO TRABALHO REMOTO

A equipe de Desenvolvimento Humano Organizacional da PUCPR falará sobre suas estratégias e cuidados com o bem-estar da equipe de colaboradores da PUCPR e promoverá reflexões sobre qualidade de vida em tempos de homeoffice.

19h – ESPIRITUALIDADE COMO CAMINHO PARA O BEM-ESTAR

Você sabia que a espiritualidade pode fazer parte do seu estilo de vida? O Professor Joachim Andrade, Pós-Doutor em Teologia, vai conversar com a gente sobre o assunto na programação da Semana do Bem-Estar da PUCPR. A mediação é de Valcir Moraes, especialista do Observatório de Educação para a Interioridade da Diretoria de Identidade da PUCPR.

Dia 26 de fevereiro

15h – COMIDA DE VERDADE GERA BEM-ESTAR

A pesquisadora Sophie Deram, doutora em Nutrição pela Faculdade de Medicina da USP e autora do best-seller “O Peso das Dietas”, falará sobre nutrição com ciência e consciência e como comida de verdade pode gerar qualidade de vida. Após a participação da Profa. Sophie, o Chef Vavo Krieck ensinará uma receita com comida de verdade.

16h – RECEITA PARA O BEM-ESTAR, COM VAVO KRIECK

Logo após a palestra com a Dra. Sophie Deram, o Chef de Cozinha e Professor de Gastronomia da PUCPR, Vavo Krieck, vai ensinar ao público da Semana do Bem-Estar uma receita para quem quer dar os primeiros passos em uma alimentação saudável e deliciosa!

17h – MOMENTO BEM-BRINCAR COM TUPI PERERÊ

A Semana do Bem-Estar da PUCPR promove uma ação especialmente para as crianças, com o grupo Tupi Pererê. Oferecemos um momento com muita música, histórias e brincadeiras entre as famílias.

19h – “SAMBA, CHORO E RISO” – COM O GRUPO BREJEIRAS

O grupo de samba e choro Brejeiras apresentará um repertório que marca a história do samba. As canções serão permeadas por curiosidades que traduzem a importância do samba na vida brasileira e marcam nosso espírito resiliente.

Para participar é necessário se inscrever clicando no botão abaixo:

Inscrições Semana do Bem-Estar