Destaque - 23 fev 2021

PUCPR oferece cursos de curta duração em parceria com hospitais do Grupo Marista

Formações são voltadas a profissionais da área de saúde; atividades práticas ocorrerão nos hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat

área de saúde; cursos; cursos de curta duração; parceria com hospitais do grupo marista; medicina da PUCPR

A aprendizagem e atualização profissional para toda vida, também chamada de lifelong learning, é muito importante em todas as áreas de atuação, mas para os trabalhadores da área de saúde ela é fundamental para garantir consonância com as práticas mais modernas e adequadas aos avanços científicos.

A PUCPR, que tem diversos programas de pesquisa e expertise em formar profissionais, está com inscrições abertas para cursos de curta duração voltados a profissionais da área de saúde. A iniciativa é uma parceria entre a Escola de Ciências de Vida, a Escola de Medicina, ambas da PUCPR, e os hospitais do Grupo Marista. As formações acontecem em diferentes horários, de acordo com cada treinamento e, além de momentos teóricos online e ao vivo, contam com aulas práticas nos Hospitais Cajuru e Marcelino Champagnat, do Grupo Marista.

Nesse formato, os profissionais são capacitados e têm experiências hands on, em pacientes ou demonstrações, vivenciando o cotidiano da profissão com o suporte de professores atuantes no mercado e que são referência em suas áreas de atuação.

Prática conectada ao momento

São ofertados 13 cursos, alinhados às necessidades atuais e futuras do mercado de saúde, com formações como psicologia e nutrição hospitalar, cuidados paliativos, entre diversos outros. Anna Flávia Miggiolaro, coordenadora da educação continuada em Medicina da PUCPR, explica que os temas abordados são bastante presentes no dia a dia de um hospital e com impacto extremamente relevante no cuidado ao paciente.

“Os cursos se fundamentam em conteúdos de ampla aplicabilidade no ambiente hospitalar e nos cuidados pós-alta, principalmente neste momento em que os hospitais estão com suas ocupações próximas da totalidade e compostos por pacientes críticos”, explica a professora. “Nesse cenário, a atualização técnica, implementação de novos processos e protocolos trazem maior segurança e qualidade no atendimento aos pacientes além de redução da morbimortalidade”.

A coordenadora de educação continuada da Escola de Ciências da Vida, professora Bárbara Pick Ornaghi complementa, compartilhando que alguns dos cursos foram criados considerando o cenário atual e sua relevância para a prática profissional. Ela reforça, ainda, as medidas de segurança desenvolvidas desde a primeira edição dos cursos em parceria com hospitais do Grupo Marista.

“Todos os alunos participarão de uma integração nos hospitais antes de iniciar a aula prática. Basicamente, consistirá em um treinamento sobre o funcionamento das atividades hospitalares e sobre os cuidados para a proteção individual. Consideramos que tais informações são fundamentais”.

Para conferir a lista completa dos cursos e se inscrever, clique no botão abaixo:

Quero conhecer os cursos!