Câmpus Londrina - 06 set 2023

PUCPR Londrina inaugura Laboratório de Inovação Jurídica

Universidade é pioneira em pesquisa e desenvolvimento de soluções para questões de evolução da tecnologia que impactam no Direito

PUCPR Londrina Inaugura Laboratório de inovaçãoo jurídica
Cinthia Obladen de Almendra Freitas (ao centro), ladeada pelos pesquisadores do Laboratório de Inovação Jurídica do Curso de Direito da PUCPR Londrina

A PUCPR Câmpus Londrina inaugurou na última semana o Laboratório de Inovação Jurídica do Curso de Direito. O objetivo é acompanhar as transformações tecnológicas do país e do mundo, além de propor soluções jurídicas alinhadas às demandas sociais e econômicas da região.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da PUCPR Londrina, Patricia Eliane da Rosa Sardeto, a iniciativa representa uma ação pioneira da instituição de ensino. A aula magna, proferida pela professora Cinthia Obladen de Almendra Freitas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR e doutora em Informática Aplicada pela mesma Universidade, confirma essa vocação.

“A doutora Cinthia traz do campo das Engenharias um olhar que conecta a tecnologia às áreas tradicionais, como a jurídica, e oxigena o debate com provocações necessárias sobre pensar a inovação no Direito de forma disruptiva”, diz.

As ações desenvolvidas no Laboratório de Inovação Jurídica pretendem suprir uma lacuna entre a sociedade e a academia, pois o foco principal do laboratório é justamente captar as demandas emergentes e entregar soluções jurídicas que promovam o desenvolvimento integral.

As atividades já começam neste semestre com uma visita técnica à Itaipu Binacional e com a oferta de dois cursos de curta duração: “Contratos empresariais: hardships, incoterms, poison pills” e “Gestão Rural: aspectos jurídicos e empresariais”. Outros dois novos cursos de pós-graduação estão previstos para 2024.

Além de promover oferta de capacitação sob demanda e personalizada, o Laboratório também atuará em parceria com projetos de desenvolvimento, inovação e responsabilidade social.

Cursos de curta duração

Demonstrar, de modo prático, as problemáticas jurídicas envolvidas nos principais contratos empresariais modernos. Esse é o objetivo do curso “Contratos empresariais: hardships, incoterms, poison pills”, que busca, por meio da uma reflexão jurisprudencial, destacar as principais cláusulas nos contratos de franquia, compra e venda internacional, trespasse e contrato/estatuto social.

Inscreva-se aqui

Já o curso “Gestão Rural: aspectos jurídicos e empresariais” pretende, dentro de uma abordagem prática-inovadora, analisar as questões de maior relevância para o agronegócio nacional, abordando temas como planejamento sucessório e holding empresarial; mercado de ações/commodities; recuperação judicial e o produtor rural; uso da inteligência artificial no agro; e especificidades nos contratos agrícolas.

Inscreva-se aqui