Destaque - 11 mar 2024

PUCPR lança laboratório de tecnologia educacional para professores da rede municipal de Curitiba

O LabEdu, da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, oferece capacitação gratuita sobre uso de tecnologias educacionais para professores da rede municipal de Curitiba

A Escola de Educação e Humanidades, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), lançou na última quarta-feira (06) o Laboratório de Tecnologias Educacionais, o LabEdu. Em parceria com o Centro de Realidade Estendida (CRE-PUCPR) e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SMEC), o programa de formação de professores levará aos docentes da rede municipal de ensino da capital o conhecimento do uso das novas tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem, incluindo tecnologias imersivas.

Cerca de 170 professores receberão a formação, designados pela SMEC para o projeto, e se tornarão multiplicadores do conhecimento junto a outros educadores da rede. Com isso, os professores da rede municipal de ensino terão acesso a técnicas de uso de tecnologias como a realidade estendida e aumentada. O programa voltado à tecnologia e educação terá cinco turmas com módulos de 20 horas e terá duração de um ano. Durante 2024, centenas de estudantes da rede municipal também serão beneficiados pelas novas experiências de aprendizagem na PUCPR.

Para o professor Cesar Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e patrocinador do Labedu é fundamental a formação permanente dos professores em sintonia com as tendências atuais da educação, que alia concepções pedagógico-metodológicas e competências digitais. “O projeto busca valorizar as competências do saber-fazer, saber-agir e saber-ser na realidade escolar pela formação de professores comprometidos com a qualidade da educação e a vivência dos valores éticos”, apontou o professor.

As formações acontecem no Centro de Realidade Estendida, espaço inaugurado em junho de 2023, que busca promover aprendizados mais experienciais e que se adaptam às necessidades da sociedade e ao futuro das carreiras. Com mais de três mil metros quadrados, o espaço é inédito no âmbito das Instituições de Ensino Superior, resultado de uma longa caminhada da instituição rumo à inovação.