Reitoria - 08 nov 2023

PUCPR inaugura a Cátedra Irmão Francisco Rivat de Estudos Maristas

Iniciativa busca entender o patrimônio histórico espiritual do Instituto

Membros que participaram do lançamento da Cátedra Ir. Rivat

Para compreender e preservar o patrimônio histórico e espiritual do Instituto Marista, aprofundar a pesquisa e o entendimento sobre a vida e obra do primeiro superior geral dos Irmãos Maristas, foi inaugurada a Cátedra Irmão Francisco Rivat de Estudos Maristas.

Irmão Francisco foi responsável pelo crescimento expressivo da iniciativa de Marcelino Champagnat. Ele buscou o reconhecimento do Instituto pelo governo francês e Vaticano. Sua vida e espiritualidade são um exemplo inspirador de dedicação e devoção à missão marista.

Inauguração

O anúncio da inauguração foi feito recentemente, no encerramento da quarta etapa do curso “Liderança Profética e Servidora”, organizado pelo Grupo Marista, durante uma visita a casa onde nasceu o Ir. Francisco, na França. O curso teve a participação de mais de 50 gestores estratégicos e as etapas anteriores foram feitas no Brasil.

Depois o Diretor da Comissão Internacional do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, Irmão Antonio Ramalho, e os mentores da cátedra: Fabiano Incerti, Angelo Ricordi e João Luis Fedel Gonçalves fizeram um discurso.

O Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, também fez um discurso. A universidade será a sede da cátedra em Curitiba, e ela estará vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), da Escola de Educação e Humanidades, além da Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão.

Por fim, os presentes receberam a bênção de Dom Peruzzo.

A iniciativa

Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato MateucciA Cátedra Irmão Francisco Rivat é resultado de mais de dez anos de pesquisas realizadas no Laboratório de Estudos do Irmão. A ideia surgiu a partir de uma palestra realizada na PUCPR em 2011, pelo Irmão André Lanfrey, no curso para Gestores da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS): uma gestão por valores.

Seu objetivo é aprofundar a pesquisa sobre as obras do primeiro superior geral em relação ao Patrimônio Histórico Espiritual Marista. Isso será feito com a colaboração de religiosos maristas, estudantes, professores(as) e pesquisadores(as).

Em suas atribuições estão:

– a manutenção de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

– a tradução de textos originais e de comentadores, incluindo cartas pessoais, administrativas e cadernos, que somam mais de seis mil páginas em 22 volumes;

– a elaboração e publicação de artigos e livros;

– a articulação interdisciplinar dos âmbitos da espiritualidade, história, educação, teologia, filosofia e história da religião no contexto do Patrimônio Histórico Espiritual Marista.

Além disso, para aprofundar o entendimento do Ir. Francisco e sua espiritualidade, a Cátedra promoverá minicursos, conferências, palestras e aulas.

No Brasil, além da PUCPR, a Cátedra está vinculada ao Memorial Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Ela também está ligada a Casa de L’Hermitage na França e com a Casa Geral do Instituto Marista em Roma.

Comissão Diretiva

Prof. Dr. Fabiano Incerti (PPGF PUCPR)

Dr. João Luís Fedel Gonçalves (PMBCS)

Dr. Angelo Alberto Diniz Ricordi (PMBCS)