Destaque - 22 jul 2020

PUCPR garante aprendizagem mesmo em período de pandemia

Universidade conseguiu atender rapidamente à exigência de isolamento social por meio das aulas remotas

aulas remotas, aulas online PUCPR, aulas online, PUCPR ensino remoto, ensino pucpr pandemia
Sistema remoto de ensino foi aprovado pela maioria da comunidade acadêmica.

Uma das principais medidas de prevenção contra a propagação da Covid-19, o isolamento social fez com que muitas atividades cotidianas precisassem ser adaptadas. Dentre elas está o ensino. No “novo normal”, aulas remotas passaram a abranger muito mais estudantes do que aqueles que já haviam optado anteriormente pela modalidade EaD. Nesse cenário, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem se destacado por conseguir manter a qualidade de ensino, característica da instituição nos seus mais de 60 anos de história, com as aulas 100% online, além de cumprir o calendário curricular previsto para o ano letivo de 2020.

Prova disso é a aceitação massiva por parte dos estudantes da Universidade quanto à alternativa encontrada para este período de pandemia. Pesquisa realizada com os corpos docente e discente da PUCPR apontou índices positivos de satisfação a respeito da solução. A nota média atribuída pelos respondentes do levantamento, que poderia ser de 1 a 5, foi de 3,58, equivalente a 71% de aprovação. Participaram da pesquisa 16.668 estudantes e 1.072 professores.

“A PUCPR acredita muito em blended learning, o ensino híbrido. A partir de uma definição clara de competências a serem desenvolvidas por determinado curso, seu projeto pedagógico pode prever estratégias incluindo entregas presenciais e entregas remotas, sempre explorando o que cada estratégia pode oferecer de melhor”, afirma Vidal Martins, vice-reitor da Universidade.

Martins também destaca que a Universidade migrou do formato presencial para o remoto em três dias logo no início do isolamento social, graças ao preparo do corpo docente, que já utilizava técnicas de metodologias ativas e aprendizagem por competências desde 2017. Com isso, a formação dos estudantes está garantida durante a pandemia.

Plataformas já eram usadas no dia a dia

As aulas dos cursos de graduação e pós-graduação são ministradas em plataforma virtual, o Blackboard, com interações online e ao vivo dos professores nos mesmos horários da grade presencial. O suporte já era utilizado pela PUCPR desde 2015 como complemento ao ensino presencial, o que também ajudou a instituição a dar uma resposta rápida aos estudantes assim que a crise do coronavírus começou. Por já serem familiarizados com as plataformas, os alunos da PUCPR não tiveram problemas de adaptação.

“Conseguimos responder rapidamente à situação excepcional em que nos encontramos, mas mais importante ainda: nossos professores mantiveram a qualidade de ensino de sempre, tão característica da PUCPR. A ampla aprovação dos estudantes é um indicativo de que estamos no caminho certo”, afirma Renata Iani Werneck, Pró-Reitora de Graduação da PUCPR.